Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 16-06-2006

Cedro australiano é nova opção
Cedro australiano pode virar uma nova alternativa para os agricultores do sul do Estado que querem diversificar suas atividades
Cedro australiano é nova opção
Maratimba.com

De maior valor agregado que o eucalipto, o cedro australiano pode virar uma nova alternativa para os agricultores do sul do Estado. Essa espécie exótica, de origem australiana, aparece como opção para os produtores diversificarem suas atividades.

"Madeira é poupança verde", destaca o agricultor e viveirista Geraldo Lorencini, que possuem mudas de cedro australiano em seu viveiro, "São Sebastião", localizado na comunidade de Capim Angola, no município de Rio Novo do Sul.

A madeira de uso nobre é indicada para a fabricação de móveis finos e acabamentos em construção civil. A espécie se adapta bem em altitudes que varia de 500 a 1500 metros. Toleram geadas leves e não suportam solos mal drenados.

Segundo informou Geraldo, lembrando que a árvore recebe seu primeiro corte aos 20 anos de plantio. "Se um pequeno agricultor reservar uma área de um hectare dá para plantar até 2,5 mil mudas, que representará um grande valor agregado", enfatizou o viveirista.

Maiores informações é só ir ao local em horário comercial, e conversar com os irmãos Arnaldo e Geraldo Lorencini.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir