Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2006

Desperdício Energético
Um fato tem se tornado corriqueiro em Itapemirim e Marataízes: as luzes de vapor de sódio, da iluminação publica, acessas durante o dia
Desperdício Energético
Maratimba.com

Um fato tem se tornado corriqueiro em Itapemirim e Marataízes: as luzes de vapor de sódio, da iluminação publica ficam sempre acesas durante o dia, deixando moradores revoltados com o desperdício e o descaso com centenas de lâmpadas acesas, enquanto noutros lugares dos bairros os postes permanecem por semanas apagados.

O morador do bairro Rosa Meireles, em Itapemirim, João Carlos da Fonseca, 32 anos autônomo, diz que tem ruas sem iluminação e outras em que as lâmpadas ficam acesas o tempo todo além de trazer insegurança para o bairro que tem suas ruas escuras. Na estrada que liga Itapemirim a Marataízes são mais de dez lâmpadas acesas.

Como contatou a reportagem, são centenas de lâmpadas que permanecem iluminando o dia ensolarado. No bairro Acapulco, em Marataízes, o morador Manoel Feliciano Dantas, 29 anos eletricista, informou que paga taxa de iluminação publica, mas na sua rua, que não tem nome, a maioria dos postes estão apagados. "Pago por um serviço que não me é prestado, enquanto isso (aponta para um poste com a luz acesa), vários postes no Acapulco fica assim" demonstrou.

Um alto funcionário da Escelsa, que não quis se identificar, explicou que o problema está nos reatores que deveriam se desligar automaticamente assim que o dia clareasse. Explicou ainda que as luzes têm uma vida útil de mil horas, diminuindo pela metade as que permanecem acessas.

Indagado se esse problema técnico não poderia ser resolvido com um reator que suportasse a maresia - fator principal do problema - o funcionário disse positivamente. "Mas tem que haver interesse dos que administram o serviço que hoje é terceirizado". Segundo pesquisa, os preços das luzes de vapor de sódio custam entre R$ 6,00 a R$ 8,00.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir