Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 30-07-2006

Vida de bóia fria
Que os hábitos alimentares da população brasileira são heterogêneos, não é preciso buscar nos livros históricos
Vida de bóia fria
Maratimba.com

Que os hábitos alimentares da população brasileira são heterogêneos, não é preciso buscar nos livros históricos-antropológicos. O homem do campo começa mais cedo o trabalho, em sua maioria braçal, que gastam muito mais calorias, aumentando o apetite e modificando os horários das refeições.

No interior de Itapemirim, os trabalhadores rurais não fogem a regra. Antes de se dirigir a labuta é servido um café da manhã com café, leite e produtos da terra como: batata doce, aipim, banana da terra ou inhame. Isso às 6:00 horas da manhã. Por volta das 8:00, a grande maioria faz, o que eles chamam de "merenda", onde a marmita com ingredientes "pesado para dar sustância," como se referem, na sua maioria composto de feijão, arroz, ovo,macarrão e algum tipo de carne, é comido pela metade, deixando a outra parte para ser complementada no almoço que não passa das 11:00 horas.

O lavrador José Macedo, da comunidade de Santo Amaro, afirmou que: "Se não for assim o trabalhador não agüenta o batente". Por volta das 15:00 horas, chega a vez de outra merenda com pão e café. Geralmente são quatro pães, sem manteiga, comido entre um papo e outro, geralmente sobre o trabalho.

O trabalhador braçal Jocei Souza, do Retiro, interior de Itapemirim, disse que às vezes "esquece" e come toda a refeição. "Na hora do almoço pego um pouquinho com os meus amigos. E ma hora da merenda da tarde eu recompenso, pois não gosto de pão, prefiro bata ou aipim, quando tem banana da terra é melhor ainda", ressaltou.

Após deixaram o trabalho por volta das 17:00, e ao se dirigirem para suas casas, o jantar não passa das 18:00. "Só dá tempo de tomar um banho, chego em casa com mais fome do que pela manhã.", enfatizou o trabalhador braçal Waldeir Gomes Delfino, da localidade de Santa Rita. Antes de dormir por volta das 21:00 horas, faz a última merenda com o que sobrou na cozinha.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir