Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 03-08-2006

Melhoramento genético do café
O café conilon é responsável por cerca de 70 % da produção estadual de café. Entre as safras de 2002/2003 alcançou 6,825 milhões de sacas
Melhoramento genético do café
Maratimba.com

O café conilon é responsável por cerca de 70 % da produção estadual de café. Entre as safras de 2002-2003 alcançou 6,825 milhões de sacas. Para que pudessem chegar a esses números a INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural ) vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético com a cultura do café conilon.

O conilon Vitória é uma variedade clonal formada pelo agrupamento de 13 clones superiores, considerado o máximo em melhoramento genético. No sul do Estado o agricultor e viveirista Geraldo Lorencini, com mais de 25 anos de experiência na lida com o café, diz que a nova variedade sobressai em relação a uma serie de critérios. "Os clones mais produtivos alcançaram uma média superior a 83 sacas por ha, isso representa uma revolução nessa lavoura".

Geraldo salienta que o agricultor deve sempre renovar a sua lavoura mais velha buscando uma melhor produtividade. Proprietário do viveiro São Sebastião, localizado em Capim Angola, em Rio Novo do Sul, informa que se os interessados desejarem podem visitar o seu viveiro que receberão instruções técnica de um agrônomo especialista em café, e que a variedade Vitória já está disponível para os produtores.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir