Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2006

Ilha dos Franceses abandonada
A Ilha dos Franceses um dos locais mais belos de nosso litoral está sofrendo com o acúmulo de lixo deixado pelos visitantes
Ilha dos Franceses abandonada
Maratimba.com

A Ilha dos Franceses um dos locais mais belos de nosso litoral está sofrendo com o acúmulo de lixo deixado pelos visitantes, suas trilhas estão tomadas por matos, seu farol está sendo dilapidado por vândalos. Outro problema encontrado é o acesso ao local. Os visitantes se arriscam deixando a embarcação ancorada tendo de chegar nadando. Foi o que constataram as amigas Ana Léssia Cremonini e Camile de Aquino Azevedo, de Marataízes.

"Sofri escoriações pelo corpo fui jogada de encontro às pedras pelas ondas, cheguei a temer pela minha vida", relatou a estudante Ana Léssia, afirmando ter ficado encantada com o local, assim como os seis amigos do Rio de Janeiro, que foram conhecer a ilha. "As autoridades deveriam cuidar mais desse recanto que é divino, principalmente construir um ancoradouro para que os barcos pudessem aproximar mais, evitando com isso acidentes".

Para a estudante Camile de Aquino, o que se vê é a presença destrutiva do homem na ilha. "Deixam de tudo, copos descartáveis,cadeiras quebradas, garrafas PET, e muitos fogões improvisados que queimaram parte da vegetação." Argumenta ainda que para se chegar até ao Farol, tiveram que escalar passando por momentos de perigo. "Todo passeio deve ter uma dose de adrenalina, mas foi demais". Outro local muito visitado conhecido com Gruta encontra-se com seu acesso dificultado.

Os amigos tomaram uma decisão: "Diante de tanta beleza e abandono, nosso grupo resolveu voltar no próximo domingo, munidos de sacos de lixo, enxadas e foices e vamos melhorar as trilhas e levar o lixo para o litoral", garantiram.

A Ilha dos Franceses, que pertence ao município de Itapemirim, foi contemplada com um projeto para tornar aquela área em um Parque Marinho, mas até agora não saiu do papel.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir