Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-08-2006

Apuração no caso Sanguessuga
O esquema de compras de ambulâncias superfaturadas apontam Marataízes como um dos municípios na rota dos SANGUESSUGAS
Apuração no caso Sanguessuga
Maratimba.com

O esquema de compras de ambulâncias superfaturadas em diversos Estados do país, apontam Marataízes como um dos municípios na rota dos SANGUESSUGAS. As aquisições aconteceram nos exercícios de 2001 e 2002, portanto na administração passada, e que o prefeito Toninho Bitencourt está empenhado em apurar os fatos, garantiu a procuradora municipal Vanda B. Pinheiro Bueno, ressalta que a suspeita é de que as licitações tenham sido direcionadas inclusive com superfaturamento de preços.

"As falhas nas fases processuais reforçam a desconfiança", disse ainda que a emenda foi encaminhada pelo ex-deputado José Carlos Elias atual prefeito de Linhares. A procuradora relata que os três convênios sob investigação são: N° 035/ 2002, N° 056/2002, e ainda a compra de uma Unidade Móvel Médico-Odontológico e equipamento médico-odontológico.

De N° 958/2001 do Fundo Nacional de Saúde no valor de RS 80.000,00. Alerta ainda que no FAX da prefeitura foi encontrado o telefone 65 322 1369 do Estado do Mato Grosso, levando a hipótese de licitação dirigida para a empresa KLASS COMÉRCIO REPRESENTAÇÔES LTDA. " Os envelopes das demais empresas participantes do certame foram datilografadas pela mesma maquina, mesmos espaços, e protocolados concomitantemente, indícios que foram datilografados pela mesma pessoa", argumenta.

A procuradora Vanda Bueno estranha com que foram conduzidas todos os processos e todas as empresas de estados longínquos como Mato Grosso e Paraná. "A modalidade de licitação mais usual para a aquisição de equipamentos médicos odontológicos é o Pregão, por que se obtêm os melhores preços. E no caso foi adotado o CONVITE e com empresas do Mato Grosso". Conclui dizendo que nos dois processos foram encaminhadas à Comissão de Licitação da época um "modelo com sugestões de empresas". Sendo que constam dos processos cópias de fax encaminhadas do mesmo telefone (65 322 1396), ambos do dia 25 de março de 2002.

O prefeito da época Ananias Francisco Vieira disse que não participou de nenhum ato ilícito e que tudo será esclarecido na justiça.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir