Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 15-08-2006

Imponente e mais bela
A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada em Barra do Itapemirim, está sendo reformada e receberá nova pintura
Imponente e mais bela
Maratimba.com

A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada em Barra do Itapemirim, está passando por uma reforma e principalmente sendo toda pintada. A tinta usada é a de plástico, mais adequada para esse tipo de construção. Os recursos são oriundos dos próprios fieis que se cotizaram durante o ano em festas e dízimos.

O padre Evaldo Praça da paróquia local disse que foi uma decisão tomada em conjunto com os fieis que freqüentam a igreja, que perceberam a necessidade de se realizar uma pintura geral para que o visual desse patrimônio resplandecesse ainda mais. Erguida em local estratégico, todos que caminham pela estrada do sol obrigatoriamente vêem ou param para visita e para tirar fotografia.

A Igreja passou a ser uma referência turística e histórica, pintada nas cores branca e amarela essa combinação de cores agradou a coordenadora da igreja a professora Vânia Elias de Oliveira, "A igreja está ficando linda além de ser um lugar de fé, vai se tornar um local de contemplação".

Sua primeira estrutura foi erguida em 14 de novembro de 1889, sendo doado pelo comerciante português Simão Soares, que invocou um pedido de ajuda a Nossa Senhora dos navegantes, para salvar um dos seus barcos com os pescadores de uma tormenta.

Em 1994 as três imagens feitas em madeira trazidas de Portugal pela mãe do comerciante mecenas Simão Soares, retratando Nossa Senhora dos Navegantes, uma de Nossa Senhora da Conceição e a outra de são Francisco foram roubadas da igreja.

Segundo historia compilada pela professora Lucia Soares Barbosa. Os trabalhadores que estão realizando a reforma presumiram que em um mês toda a igreja esteja pintada.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir