Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 24-08-2006

Patrimônios históricos
Comitiva visita patrimônios históricos de Marataízes para avaliar os estragos e uma possível recuperação
Patrimônios históricos
Maratimba.com

Estiveram ontem percorrendo o sítio histórico de Marataízes as arquitetas Luciene Pessoti , Patrícia Stelzer e Alexandre Ricardo Nicolau, do Instituto Jones Santos Neves responsáveis pela formulação do Plano Diretor Municipal. Acompanhado a comitiva os professores de história Julio Carlos de Oliveira e José Rubens Brumana, assessorando o grupo o Secretário de Planejamento Fabiano Elias. Especialista em patrimônio histórico a arquiteta Luciene fotografou a Antiga Oficina da Estrada de Ferro, O Trapiche do Soares e o Palácio das Águias, alem de percorrerem residências particulares para um futuro tombamentos dos imóveis.

Para se realizar um PDM, primeiro se conhece o município nos seus mínimos detalhes, principalmente a sua história e a do seu povo através das manifestações culturais, foi o que informou os arquitetos do IJSN. O arquiteto Alexandre Nicolau, especialista em mapeamento e ocupação do espaço do solo, observando as ruínas do que restou do Trapiche, confirmou que não é um caso isolado a falta de preservação dos patrimônios históricos. "Em Cariaciça que acabamos de elaborar um PDM, foi o mesmo processo de dilapidação, mas nunca é tarde para preservar o que resta."

Patrícia Stelzer, especialista em mobilidade de transporte e meios de transporte, ficou impressionada com a via férrea que servia o município e que todo o município turístico tem que preservar seus acessos para receber melhor os visitantes.

O Secretário Fabiano Elias informou que diversos especialistas nas diversas áreas já estudaram o balneário para depois apresentarem sugestões em seminários com a população. "Com o PDM, Marataízes terá um valioso instrumento para traçar seu desenvolvimento alicerçado numa meta cientifica preservando a melhor qualidade de vida para os munícipes", disse.

Matéria de Géssica dos Santos schayder e José Rubens Brumana



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir