Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 19-03-2007

Redes de Arrasto Proibidas
Essa prática de pesca é proibida por lei, pois com suas malhas finas trazem todo tipo de peixe e materiais marinhos
Redes de Arrasto Proibidas
Foto: Cristiano Fricks Baiense

As redes de arrastos já fazem parte da paisagem de nossa região. No município de Itapemirim, principalmente na região do balneário de Itaóca, eles ainda são muito usados. Essa prática de pesca é proibida por lei, pois com suas malhas finas trazem todo tipo de peixe e materiais marinhos que servem na cadeia alimentar dos peixes.

Um cidadão que não quer se identificar ficou horrorizado com a quantidade de peixes do tipo manjuba e olhuda deixadas logo após a chegada da rede na praia. "Em conseqüência da falta de fiscalização pelas autoridades competentes o uso de redes de arrastão com malhas onde não passa um dedo de tão pequenas, os filhotes de peixe são capturados e depois são jogados fora", afirmou o cidadão.

O professor Henrique Lemos de Abreu que tem como hobby a pescaria confirmou essa prática nessa região. "Já vi em Itaóca e nessa estrada que liga Marataízes a esses balneários muitos peixes deixados logo após o arrasto, essa com certeza é uma das causas do desaparecimento dos pescados de nossa costa que era uma das mais abundantes do país", certificou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir