Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2007

Cães de Rua Sacrificados
A Secretaria de Saúde de Itapemirim, através do Centro de Zoonoses estão recolhendo os cachorros e gatos das ruas
Cães de Rua Sacrificados
Foto: José Rubens Brumana

A Secretaria de Saúde de Itapemirim, através do Centro de Zoonoses estão recolhendo os cachorros e gatos das ruas do município onde são levados para Cachoeiro do Itapemirim para serem depois de três dias sacrificados.

Certo dia, uma senhora quando seu cachorro fugiu, teve o desconforto de ter seu animal capturado e levado para o extermínio em Cachoeiro. "Não tive dinheiro para buscar o meu cachorrinho de estimação. Estou sofrendo muito e minha filha também meu animal não era abandonado".

Esse relato foi feito na presença de uma professora que pertence a Associação de Proteção aos Animais de Marataízes, que lutam por uma humanização com os cachorros e gatos, muitos deles abandonados depois de anos trazendo alegria aos seus donos.

Em Marataízes, a APA-MAR conseguiu que as famosas "carrocinhas" fossem proibidas.

Já em Itapemirim o Secretário de Saúde local Ricardo Cordeiro afirmou que os moradores das áreas urbanas estão apoiando. "Estamos sim recebendo críticas por não agirmos mais vezes durante a semana", enfatizou.

Quanto usar o Centro de Zoonose de Cachoeiro do Itapemirim para os extermínios dos animais, disse, que o município não tem recursos para a construção de um Centro.

Indagado sobre a questão de nem todo o cachorro e gato que se encontra na rua necessariamente não ter dono garantiu que foi realizado uma ampla divulgação nas comunidades avisando da implantação desse cruel serviço.

Existem leis que garantem o recolhimento e castração dos animais e futuras adoções segundo garantiram membros da APA-MAR.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir