Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 26-03-2007

Surfe sem Apoio em Marataízes
O surf no município de Marataízes começou a ser praticado desde o início da década de 70 do século passado. Essa tradição...
Surfe sem Apoio em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

O surf no município de Marataízes começou a ser praticado desde o início da década de 70 do século passado. Essa tradição se mantêm até os nossos dias. João Paulo, 14 anos, Giulio Altoé, 14 anos, Vitor de 14 anos e o caçula da turma Rafael Cristian com 12 anos, são a mais nova geração de surfistas maratimbas.

As melhores praias, segundo eles, para o surf são: Lagoa do Siri, Colônia, Cidade Nova e do Centro. No Estado destacam praia do Ulé, Setiba, e a do Morro todas em Guarapari.

Indagados sobre as manobras realizadas explicam que as mais efetuadas pela "galera" são: Batida – que acontece quando o surfista sobe na crista da onda, "dando uma paulada", diz João Paulo.

Rasgada - onde praticante joga a rabeta para trás, "essa manobra é muito irada", ressalta Rafael. E o floater, "trilhando a onda até o seu pico" disse Giulio.

Como todo esporte amador sobra entusiasmo e falta patrocínio. "Não temos apoio e o nosso surf não é divulgado. Somos mais de cinqüenta praticantes e temos o mar em condições o ano todo. Se tivermos apoio Marataízes vai produzir campeões", garantiu João Paulo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir