A educação tem se empenhado para que a inclusão de pessoas especiais aconteça, no "Domingos José Martins", isso já é realidade
Foto: José Rubens Brumana A educação tem se empenhado para que a inclusão de pessoas especiais aconteça. Na EEEFM "Domingos José Martins", em Marataízes isso já é realidade. A intérprete Joelma Garcia trabalha nesse educandário com surdos, usando a LIBRA (Língua Brasileira de Sinais) na sala de aula com dois alunos do ensino fundamental.
"Através da minha convivência com os alunos surdos, é possível entender suas dificuldades, medos, lutas e frustrações, e também encontrar seus sonhos, ideais, alegrias e oportunidades" O interprete na sala de aula ainda é pouco encontrado, porém as instituições estão cientes que caso apareça para estudar, ressalta a intérprete, tem que contratar um profissional.
É necessário também que os educandários se preparem para receber e capacitarem os profissionais para serem bons receptadores.
Joelma relata uma um poema de um autor desconhecido que traduz essa questão.
Quem é Deficiente?
Se você fracassa em enxergar as pessoas, mas vê somente a deficiência.
Então quem é cego?
Se você não consegue escutar o grito de justiça do seu irmão.
Então quem é surdo?
Se você não consegue comunicar com seu irmão, mas mantém afastado de você.
Quem é o deficiente?
Se o coração ou a sua mente não se entendem para o seu vizinho.
Quem então tem deficiência mental
Se você não se levanta pelos direitos de todas as pessoas
Quem então é o aleijado
Fonte: Redação Maratimba.com
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