Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2007

Pescadores em Tensão
O presidente da Colônia de Pescadores de Marataízes Sérgio Rody, está preocupado com os desfechos do movimento dos pescadores
Pescadores em Tensão
Foto: Adriano Costa Pereira

O presidente da Colônia de Pescadores Z-8 de Marataízes Sérgio Marangoni Rody, está preocupado com os desfechos que o movimento está encaminhando. "Estou desde ontem direto na Colônia, já dei mais de cem telefonemas e o clima está cada vez mais tenso". Nesse momento o celular de um pescador toca e deixa o presidente mais temeroso, pois o barco estava pensando em partir para o confronto com a polícia ambiental que, segundo relatos por telefone, tirou de forma virulenta um pescador de um barco e levaram a força detido. A todo o momento era pedido calma as tripulações que estavam revoltadas com o que eles classificaram como seqüestro.

Sérgio Rody mostrou inúmeros relatórios e estudos realizados no Estado e totalmente ignorados pelo IBAMA, em Brasília. Ressaltou ainda a dificuldade de se pescar com covo e ressaltou a dificuldade que os pescadores da região teriam de adaptar sua embarcação com o utensílio de pesca.

"Um barco daqui leva até vinte e quatro redes ou caçoeira enquanto com o covo não levariam nem oito", e continua na sua estatística: "se o pescador pescar nesses oito covos somente duas lagostas como sobreviverão?", indagou o presidente da Colônia.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir