Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 02-07-2007

Praga que mata Abacaxi
Um dos maiores e mais ferozes inimigos dos produtores de abacaxi, a fusariose, doença que apodrece os frutos.
Praga que mata Abacaxi
Foto: Jr. Brumana

Um dos maiores e mais ferozes inimigos dos produtores de abacaxi, a fusariose, doença que apodrece os frutos. Ela pode ser diminuída com um novo tipo de abacaxi o abacaxi "Vitória".

O maior produtor de abacaxi pérola do Estado é Marataízes. Itapemirim e Presidente Kennedy também são grandes produtores, juntos produzem 99% do abacaxi capixaba.

O abacaxi batizado com o sugestivo nome de Vitória, foi desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), promete ser resistente a fusariose.

Calcula-se que esse fungo atinja mais de 35% das lavouras trazendo enorme prejuízo para os agricultores, beirando os R$14 milhões anualmente.

O engenheiro agrônomo Marlon Dutra Esposti, informa que foram implantados três unidade de demonstrativas do abacaxi Vitória, no município de Itapemirim. "Dentro de um ano e meio podemos colher os resultados", ressaltou o engenheiro.

Lembrou ainda que não existam mudas disponíveis para a formação de outras unidades, mas que o órgão pode facilitar o acesso aos fornecedores. Cada muda pode sair por até R$ 2,00 reais. O telefone da INCAPER em Itapemirim é (28) 3529 9888.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir