Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 14-07-2007

Lixo vira Renda para Catadores
Uma tonelada de garrafas PET é doada a catadores de materiais recicláveis. Esse material foi arrecadado na I Gincana de PET
Lixo vira Renda para Catadores
Foto: Wanderleia Carvalho Campos

Uma tonelada de garrafas PET é doada a catadores de materiais recicláveis. Esse material foi arrecadado na I Gincana de PET, do Projeto Ambiental da Pastoral da Ecologia de Marataízes em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, desenvolvido nas Escolas: Instituto Tomás de Aquino, EMEF Nagib Meleip, EMEF José Marcelino, EMEF Maria da Glória Nunes Nemer, e os alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Os alunos dessas escolas arrecadaram esse material que com certeza teria seu destino no lixão, mas transformou-se em fonte de renda para cinco catadores de materiais recicláveis e o meio ambiente ficará livre de um pouco de resíduo que leva mais de 400 anos para se degradar. Alunos do Projeto "Guia Cidadão", apoiado pela Petrobrás, também estiveram presentes e além de receberem uma aula de meio ambiente e cidadania, participaram ativamente da pesagem das garrafas, entrevistaram os catadores e puderam perceber a importância da coleta seletiva e da reciclagem para o meio ambiente.

A parceria entre a Secretaria, Pastoral da Ecologia, Pais, educadores, funcionários, estudantes e comunidade foram fundamentais para o sucesso deste evento. O objetivo é que as pessoas continuem separando e doando os materiais recicláveis, sensibilizando-se com as questões ambientais e a situação das pessoas que vivem do "lixo". A educação ambiental torna-se necessária e urgente, para que possamos modificar hábitos e adquirir atitudes que possam contribuir para a preservação do Planeta Terra.

    Fonte: Pastoral da Ecologia de Marataízes
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir