Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-09-2007

Partido Verde chega a Itapemirim
Partido Verde chega a Itapemirim como opção de centro-esquerda. A data não poderia ser mais adequada
Partido Verde chega a Itapemirim

A data não poderia ser mais adequada, pois o 7 de setembro que marca o dia da Independência, passa agora também há ser o dia que marca a chegada do Partido Verde em Itapemirim.

O PV que nasceu no Brasil em 1986 e tem sua história gestada na resistência à ditadura, nas lutas operárias e nas manifestações ambientais do final dos anos setenta, no século XXI mostra-se amadurecido e fortalecido pela congregação de diferentes concepções, gerações e experiências sociais.

O PV na política é a opção de centro-esquerda a todos aqueles que desejem a construção de uma sociedade que supere o sistema capitalista predador da natureza e destruidor do trabalho, mas que ao mesmo tempo identifica críticas à social-democracia e ao socialismo burocrático. O PV não se aprisiona na estreita polarização esquerda versus direita.

O presidente fundador do PV em Itapemirim, Renato Alves, defende que a governabilidade deva ser operada dentro dos princípios da democracia participativa, cujas principais ações de governo, sejam, além de avalizadas por mecanismos da democracia direta, tais como referendos e/ou plebiscitos, sejam também acompanhadas por meio de Conselhos Populares.

Outro aspecto destacado pelo presidente, é que agora o mundo acordou para uma das principais bandeiras do Partido Verde que é o eco-desenvolvimento sustentável. Renato Alves destaca que é importante pensar globalmente, mas é fundamental agir localmente para reverter à destruição ambiental, e por isso, o PV local vem com o propósito de estruturar na região instrumentos de ecologia política.

O PV local tem como madrinha a ambientalista Dalva Ringuier, uma das principais articuladoras da criação do Comitê da Bacia do Rio Itapemirim, e tem como integrantes da diretoria executiva, a bióloga Verônica Pontes, o historiador Luciano Retore, o professor Tony Langa, a advogada Liliane Medeiros, o farmacêutico Angel Hugo, o funcionário público municipal José Bahiense, a comerciante Geralda Fernandes e o Médico veterinário Auristone Viana.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir