Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 10-09-2007

Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó, criado desde 1961 e que abriga o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do Brasil
Parque Nacional do Caparaó
Foto: José Rubens Brumana

O Parque Nacional do Caparaó, criado desde 1961 e que abriga o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do Brasil, é cercado de histórias e belezas naturais como cachoeiras e vale vislumbraste. Durante a viagem do projeto Conhecendo o Espírito Santo, o grupo foi orientado pelo guia turístico conhecido na região como Carlinhos. Profundo conhecedor da região do Caparaó aponta lugares encantadores a serem conhecidos no entorno do parque como: Pedra Menina, Patrimônio da Penha, Limo Verde, Sta. Marta, Pedra Rocha, Sta. Clara, São João do Príncipe e Mundo Novo."Podemos sentir e vivenciar as histórias, cultura, a gastronomia e a hospitalidade dos caparoenses", disse o guia quando chegava com a excursão para a localidade de Mundo Novo na hospedaria rural e uma agroindústria caseira da Fazenda Mundo Novo.

Os proprietários Antonio Farias e sua esposa Aguida Chambella Faria serviram aos visitantes uma macarronada deliciosa. Ainda fabricam o delicioso queijo que foi batizado como queijo caparaó, por ser de gosto e textura típica do local e aperfeiçoada pelo proprietário Antônio Faria. O estudante Yago Cysne se fartava do prato típico italiano. "Esta uma delícia e com fome fica ainda melhor", ressaltou o que concordou seu amigo Emerson Marangoni que já havia repetido inúmeras vezes a macarronada.

O guia levou a todos para conhecer o sítio da ambientalista Dalva Vieira Ringuier, que brindou com a ida nas cachoeiras para um refrescante banho. No local existem cinco lindas cachoeiras protegidas pela Mata Atlântica. A propriedade será depois de doze anos transformada num hotel-fazenda. A ecologista falou para os presentes da importância de se preservar o meio ambiente que mesmo ali cercada de verde, as queimadas se sucedem durante esses meses. Militante do Partido Verde falou do engajamento na luta para a preservação do Parque do Caparaó das comunidades do entorno que se incorporou como exemplo, no currículo escolar.

Entre palmeiras, bromélias, orquídeas, jequitibás, ipês, quaresmeiras e jatobás e ouvindo o canto de arapongas, sabiás, e presenciando o balé de macacos, beija flor, trica-ferro e gavião. A excursão do projeto Conhecendo o Espírito santo se despede prometendo que na excursão final de 2007 o próximo passo será conquistar e conhecer o Pico da Bandeira que fica a quase 2900 metros acima do nível do mar.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir