Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Estrangeiros que naufragaram na Antártida são repatriados
O navio de cruzeiro 'MV Explorer' chocou-se com um iceberg na Antártida. Os 145 passageiros e tripulantes do navio foram salvos.
Estrangeiros que naufragaram na Antártida são repatriados
Foto: http://g1.globo.com

Os passageiros do navio de cruzeiro "MV Explorer", resgatados depois do choque com um iceberg na Antártida nesta sexta-feira (23), já estão sendo repatriados.

Entre os 91 passageiros há britânicos, norte-americanos, canadenses e cidadãos de outros países. Não se sabe se havia brasileiros no navio.

Segundo nota da empresa turística canadense G.A.P. Adventures, os passageiros que foram deslocados para o navio norueguês "NordNorge" devem desembarcam agora à noite, sendo recebidos na base chilena da ilha Rei George. A porta-voz da empresa, Marie-Anne MacRae, acrescentou que "é possível que sejam levados logo a Buenos Aires para daí pegarem aviões em direção a seus respectivos países.

A empresa também comunicou que está fazendo todo o possível para salvar a embarcação, que está adernando.

O cruzeiro "MV Explorer" levava ao todo 145 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Naufragou depois de se chocar com um iceberg perto da Ilha Rei Jorge, do continente antártico. A informação foi confirmada pelo capitão-de-corveta da Marinha chilena, Rodrigo Vattuone

Às 0h54 hora local (1h54 pelo horário de Brasília) chegou o sinal de emergência do navio de passageiros "MV Explorer", de bandeira liberiana, que colidiu com um iceberg, nas proximidades da Ilha Rei Jorge, perto da base chilena de Tenente Marsh", disse Vattuone.

A fonte da Marinha chilena acrescentou que, de imediato, várias unidades se dirigiram para prestar auxílio na zona do naufrágio, entre eles o navio quebra-gelo chileno "Oscar Viel", que vai comandar as tarefas de resgate.

O navio sofreu graves avarias no casco após o incidente. O "Explorer" estava perto das ilhas Shetland, ao sul da Argentina.

Outro navio de cruzeiro foi desviado para auxiliar os náufragos, que se encontram todos a bordo de botes de salvamento, informou à BBC Andy Catrell, porta-voz da guarda costeira de Falmouth (no sudoeste da Inglaterra).

O navio de cruzeiro desviado para auxiliar os passageiros e membros da tripulação, o "Antarctic Dream", estava a uma hora de navegação do "MV Explorer".

Os cruzeiros geralmente levam os passageiros a esta região remota para que possam admirar os icebergs e as pequenas ilhas da Antártida neste período do ano.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, o barco foi construído em 1969 e reformado em 1993. Transportava 91 passageiros e 54 tripulantes. Ele estava previsto para chegar ao ponto final em 26 de novembro (segunda-feira).

O Explorer cobra 4 mil libras esterlinas (quase R$ 15 mil) por cabine.

Estrangeiros que naufragaram na Antártida são repatriados. O navio de cruzeiro 'MV Explorer' chocou-se com um iceberg na Antártida. Os 145 passageiros e tripulantes do navio foram salvos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir