Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Náufrago na Antártida
Náufragos do Explorer falam com as famílias e são repatriados
Náufrago na Antártida
Foto: Chilean Navy/Reuters

Os passageiros do navio de cruzeiro Explorer, resgatados depois do choque com um iceberg na Antártida, puderam advertir as famílias que estavam a salvo e que foram tomadas medidas para repatriá-los.

Segundo nota da empresa turística canadense G.A.P. Adventures, os que estão no navio norueguês NordNorge desembarcam agora à noite, sendo recebidos na base chilena da ilha Rei George.

Navio com 154 passageiros naufragou após bater em um iceberg na Antártida, nesta 6ª
A porta-voz da empresa, Marie-Anne MacRae, acrescentou que "é possível que sejam levados logo a Buenos Aires para daí pegarem aviões em direção a seus respectivos países.

Entre os 91 passageiros estão britânicos, americanos, canadenses e cidadãos de outros países.

A empresa comunica que está fazendo todo o possível para salvar a embarcação, que está adernando.

O MV Explorer, que transportava 100 passageiros e 54 tripulantes, naufragou depois de se chocar contra um iceberg, disse um oficial da marinha chilena à CNN.

"À 0h54 (3h54 GMT) chegou o sinal de emergência do navio de passageiros MV Explorer, de bandeira liberiana, que colidiu com um iceberg, nas proximidades da Ilha Rei Jorge, perto da base chilena de Tenente Marsh", disse o capitão-de-corveta da Marinha chilena, Rodrigo Vattuone.

A fonte da Marinha chilena acrescentou que, de imediato, várias unidades se dirigiram para prestar auxílio na zona do naufrágio, entre eles o navio quebra-gelo chileno Oscar Viel, que vai comandar as tarefas de resgate.

O navio sofreu graves avarias no casco após o incidente. O Explorer estava perto das ilhas Shetland, ao sul da Argentina.

Os cruzeiros geralmente levam os passageiros a esta região remota para que possam admirar os icebergs e as pequenas ilhas da Antártida neste período do ano.

Náufragos do Explorer falam com as famílias e são repatriados.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir