Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Secretaria da Saúde divulga laudo sobre leite
Treze marcas de leite analisadas estão próprias para consumo
Secretaria da Saúde divulga laudo sobre leite
Foto: http://atuleirus.weblog.com.pt

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (23) o resultado da análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) em 13 das 24 marcas de leite longa vida comercializadas em todas as regiões do Estado. De acordo com o laudo, as amostras não apresentaram nenhum tipo de adulteração ou contaminação por bactérias nocivas à saúde e o produto pode ser consumido.

A análise foi feita depois que foram encontradas soda cáustica e água oxigenada em três marcas de leite em Minas Gerais. A Secretaria da Saúde recolheu doze amostras do mesmo lote de cada marca em quatro cidades gaúchas.

As marcas de leite aprovadas são: Danby (lote1 e 2), Hamburguês, Só Milk, Ibajé, Unileite, Santa Clara, Parmalat, Piá, Bom Gosto, Batavo, Elegê e Sulino.

Duas marcas estão com o valor nutricional um pouco abaixo do normal, mas isso não impediria a venda. A alteração encontrada pode ser na quantidade de proteínas, vitaminas, cálcio ou em outros complementos do leite.

Apesar da alteração, o Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, afirmou que o leite de todas as marcas analisadas até agora pode ser consumido, já que o resultado das primeiras amostras deu negativo para produtos químicos e microbiológicos, como bactérias.

A Secretaria da Saúde vai fazer uma nova análise para confirmar se outros lotes dessas duas marcas também apontam diferença entre o que foi encontrado e o que é recomendado na embalagem. Os resultado dos exames das 11 marcas que ainda estão sendo analisadas deverão ser divulgados dentro de duas semanas.

Secretaria da Saúde divulga laudo sobre leite no RS. Treze marcas de leite analisadas estão próprias para consumo. Resultado da análise de outras 11 marcas será divulgado em duas semanas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir