Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Comissão Eleitoral ratifica reeleição de Musharraf
Com a aprovação, general deve assumir o cargo na semana que vem
Comissão Eleitoral ratifica reeleição de Musharraf
Foto: Burhan Ozbilici/AP

A Comissão Eleitoral do Paquistão notificou oficialmente ao governo a reeleição do general Pervez Musharraf para um novo mandato presidencial de cinco anos, informaram neste sábado (24) fontes oficiais.

Musharraf obteve a maioria dos votos na eleição presidencial realizada em 6 de outubro, mas a Corte Suprema ordenou então que a Comissão Eleitoral mantivesse o resultado oficial até a confirmação da validade da candidatura do general.

Nesta sexta-feira (24), o alto tribunal, integrado por um novo corpo de magistrados depois que Musharraf declarou o estado de exceção, em 3 de novembro, confirmou a validade de sua candidatura.

Após a notificação da Comissão Eleitoral ao gabinete, este deve proclamar o resultado oficial, um passo necessário antes que o presidente jure novamente o cargo.

O resultado da votação de 6 de outubro nas assembléias nacionais tinha ficado bloqueado por causa de vários recursos apresentados ao Supremo pela oposição, que alegou que Musharraf não podia concorrer à reeleição já que era chefe do Estado e comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Em 3 de novembro, poucos dias antes da data prevista para que o Supremo se pronunciasse, Musharraf declarou o Estado de exceção e afastou a cúpula do alto tribunal.

A nova Corte, integrada por magistrados afins ao seu regime, rejeitou esta semana todos os recursos da oposição.

O presidente, no entanto, disse que renunciará ao cargo de chefe das Forças Armadas antes de assumir de novo como presidente.

O procurador-geral do Paquistão, Malik Muhamad Qayyum, afirmou nesta sexta-feira (23) que a posse de Musharraf ocorrerá provavelmente em meados da próxima semana.

Comissão Eleitoral ratifica reeleição de Musharraf no Paquistão. Com a aprovação, general deve assumir o cargo na semana que vem. Ele disse que irá renunciar ao comando das Forças Armadas antes da posse.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir