Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Kasparov é detido durante manifestação na Rússia
Ele já havia sido detido em maio, durante a cúpula Rússia-União Européia
Kasparov é detido durante manifestação na Rússia
Foto: AFP

O político e enxadrista Garry Kasparov e outros ativistas opositores foram detidos neste sábado (24) pela polícia durante uma manifestação no centro de Moscou, informaram as agências russas.

Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez e recentemente escolhido candidato para as eleições presidenciais de março de 2008 pelo movimento opositor "Outra Rússia", foi levado até um ônibus policial.

As autoridades da capital russa tinham autorizado a manifestação, conhecida como "Marcha dos Dissidentes", mas haviam advertido que não tolerariam "provocações" por parte dos manifestantes, que neste sábado somavam três mil.

Manifestantes que tentaram impedir a detenção de Kasparov levaram golpes de cassetetes de soldados.

Kasparov, que comparou o presidente russo, Vladimir Putin, aos ditadores Francisco Franco e Augusto Pinochet, já havia sido detido em maio, em Samara, durante a cúpula Rússia-União Européia, o que provocou queixas por parte da chanceler alemã, Angela Merkel.

Outros detidos foram Ilya Yashin, líder juvenil do partido liberal Yabloko e Maria Gaidar, filha do ex-primeiro-ministro Yegor Gaidar.

O ativista da organização "Pelos Direitos Humanos", Lev Ponomariov, também foi preso e agredido, conforme relatou por telefone celular à agência "Interfax".

O porta-voz adjunto da prefeitura de Moscou, Mikhail Solomontsev, acusou os participantes da manifestação de ignorar as advertências oficiais de que o protesto não poderia virar uma marcha pelas ruas da capital.

Ao término da manifestação, vários participantes encaminharam à Comissão Eleitoral Central (CEC) um ofício no qual afirmam que "não reconhecerão os resultados das eleições legislativas de 2 de dezembro" e não considerarão "legítima" a Duma.

Cidades russas como São Petersburgo, Samara e Yaroslav acolheram, com maior ou menor êxito, outras manifestações de protesto.

O movimento "Outra Rússia" acusa Putin de restringir a liberdade e o pluralismo, amordaçar os meios comunicação e introduzir uma legislação eleitoral que impossibilita o acesso da oposição ao Parlamento.

Kasparov é detido durante manifestação na Rússia. O enxadrista e ativista político foi preso com outros opositores em Moscou. Ele já havia sido detido em maio, durante a cúpula Rússia-União Européia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir