Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Papa nomeia dom Odilo Scherer cardeal
Arcebispo de S�o Paulo � o primeiro brasileiro a ser nomeado pelo papa Bento XVI
Papa nomeia dom Odilo Scherer cardeal
Foto: http://g1.globo.com

O papa Bento XVI realizou neste s�bado (24), no Vaticano, a cerim�nia de nomea��o de 23 novos cardeais da Igreja Cat�lica. Entre eles est� o arcebispo de S�o Paulo, dom Odilo Scherer.

Dom Odilo Scherer � o primeiro brasileiro a ser nomeado pelo papa Bento XVI. Agora s�o nove os cardeais do Brasil.

A cerim�nia aconteceu na Bas�lica de S�o Pedro. Os cardeais se ajoelharam diante do papa e fizeram um juramento. Em seguida, receberam o barrete, o chap�u vermelho, e o t�tulo de di�cono.

Os religiosos vestiram vermelho, a cor que simboliza o juramento � Igreja, o derramamento de sangue em nome da f�.

Neste domingo (25), os novos nomeados v�o receber o anel de cardeal.

Conclave
Dos 23 cardeais, h� 13 europeus, quatro latino-americanos, dois americanos, dois africanos e dois asi�ticos.

Dos novos cardeais, 18 s�o eleitores, por terem menos de 80 anos, o que significa que podem participar de um eventual conclave. Os outros cinco t�m mais de 80 anos, por isso n�o podem participar de um conclave na Capela Sistina, mas podem ser escolhidos papa.

Dos 18 cardeais eleitores, dez s�o europeus, o que representa um maior peso da Europa no Col�gio Cardinal�cio, no qual passa a ter 104 membros, pouco mais da metade.

O Col�gio Cardinal�cio fica formado por 201 cardeais, dos quais 120 poder�o participar de um eventual conclave. Destes 201 membros do Col�gio Cardinal�cio, h� 104 europeus, 34 da Am�rica Latina, 20 da Am�rica do Norte, 18 da �frica, 21 da �sia e quatro da Oceania.

Papa nomeia dom Odilo Scherer cardeal. Arcebispo de S�o Paulo � o primeiro brasileiro a ser nomeado pelo papa Bento XVI. Neste domingo (25), 23 novos nomeados v�o receber o anel de cardeal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir