Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Kevin Rudd é o novo primeiro-ministro da Austrália
Rudd é um antigo diplomata cuja habilidade política permitiu o crescimento do partido no país
Kevin Rudd é o novo primeiro-ministro da Austrália
Kevin Rudd: novo premier da Austrália Foto: AFP

O trabalhista Kevin Rudd conseguiu interromper os 11 anos de poder dos conservadores e derrotar Jonh Howard nas eleições legislativas deste sábado na Austrália. Com isto será o novo primeiro-ministro do país.

Rudd é um antigo diplomata cuja habilidade política permitiu o crescimento do partido no país.

Na liderança do partido desde dezembro de 2006, Kevin Rudd, de 50 anos, herdou um partido desmoralizado e dividido.

Os analistas políticos afirmavam, na época, que Rudd era demasiadamente intelectual e não tinha o perfil dos líderes políticos que fazem sucesso entre os eleitores australianos.

Apelidado de "Harry Potter" pelo próprio partido, Kevin Rudd prefere, entretanto, ser conhecido como "um tipo muito determinado" e conseguiu reverter esse quadro.

Criado no Estado de Queensland, Rudd teve uma infância difícil e com 11 anos precisou viver temporariamente em um automóvel, após a morte brutal de seu pai em um acidente de trânsito.

Desta época dolorosa, Rudd diz ter tirado as suas conclusões sobre justiça social, que, segundo ele, o levaram a entrar na política. Após uma primeira tentativa infrutífera, o candidato foi eleito pela primeira vez em 1998 para o Parlamento.

Antes, Rudd já havia trabalhado como funcionário do governo trabalhista de Queensland e como diplomata, em Estocolmo e em Pequim.

Pai de três crianças, o candidato trabalhista é católico e sua esposa possui uma grande carreira, o que constituiu uma vantagem junto ao eleitorado feminino, segundo os analistas.

De acordo com John Warhurst, professor de Ciências Políticas na Universidade Nacional da Austrália, Rudd, 50 anos, teve a vantagem, em relação a John Howard, 68 anos, de representar o renascimento da cena política.

"Ele é tranqüilo e as pessoas acreditam que a economia estará em boas mãos", disse.

Rudd preferiu apresentar, apesar disso, uma plataforma diferente em apenas alguns pontos dos conservadores, como a retirada dos soldados australianos do Iraque e a revogação da controversa reforma dos direitos do trabalho.

Alguns dos seus temas de campanha, como o aquecimento climático lhe renderam ainda uma imagem mais moderna em relação a John Howard.

Rudd é um antigo diplomata cuja habilidade política permitiu o crescimento do partido no país.

Kevin Rudd é o novo primeiro-ministro da Austrália.

Fonte: http://afp.google.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir