Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Mutirão de mamografia prevê atendimento de 120 mil mulheres
São 306 unidades espalhadas por 133 municípios em todas as regiões do Estado. O exame é capaz de detectar a doença no estágio inicial.
Mutirão de mamografia prevê atendimento de 120 mil mulheres
Foto: http://g1.globo.com

Entre este sábado (24) e as próximas duas semanas cerca de 120 mil mulheres que realizaram o agendamento de atendimento passarão pelo mutirão de mamografia. São 306 unidades de atendimento espalhadas por 133 municípios em todas as regiões do Estado. Em caso de dúvida, o telefone de informações é o 150.

A mamografia é, felizmente, uma das grandes aliadas contra o câncer que mais mata as mulheres no Brasil. O exame é capaz de detectar a doença no estágio inicial, quando o índice de cura é de mais de 90%.

Na prática, 60% das mulheres não fazem a prevenção e só chegam ao médico com a doença em estágio avançado. "As chances de cura nessa fase do câncer elas já são pequenas. O exame é preconizado a partir dos 40 anos, uma mamografia anual", afirma Camila Briani, mastologista.

Neste sábado, o ambulatório de especialidades Maria Zélia, no Belenzinho, Zona Leste, inaugurou seu mamógrafo no primeiro dia da semana do mutirão de mamografia em todo o estado.

Segundo a secretaria de estado da saúde, São Paulo tem em média quase 16 mil novos casos diagnosticados por ano e a capital tem seis mil. A fila de espera nos cerca de 200 mamógrafos do estado hoje demora de dois a três meses.

"Realizando esses 120 mil exames de mamografia agora nessa próxima semana, estimamos reduzir o tempo de espera para uma mamografia em até 30 dias", acredita Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual de saúde.

Mais prevenção
Neste sábado também tem campanha de prevenção contra o câncer de pele. Além de dar orientações sobre como se proteger do sol, os médicos examinam a pele para diagnosticar sinais precoces da doença.

Caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente recebe tratamento no próprio local ou é encaminhado ao posto médico mais próximo.

Na capital, 12 unidades fazem o atendimento. Mais informações: 0800 721-2200

Mutirão de mamografia prevê atendimento de 120 mil mulheres. São 306 unidades espalhadas por 133 municípios em todas as regiões do Estado. O exame é capaz de detectar a doença no estágio inicial.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir