Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Saiu o resultado individual do Enem 2007. Confira sua nota!
Saiu o resultado individual do Enem. Confira sua nota. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira (Inep)
Saiu o resultado individual do Enem 2007. Confira sua nota!
Foto: Arquivo www.maratimba.com

Saiu o resultado individual do Enem. Confira sua nota. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, afirmou ontem que n�o h� como comparar as provas do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) de um ano para o outro. De acordo com dados do Inep, a m�dia de desempenho na prova objetiva, neste ano, foi de 51,52 e na de reda��o, 55,99, numa escala que vai de zero a 100.

Em 2006, as m�dias foram respectivamente 36,90 e 52,08 pontos. "O resultado pode ter melhorado, porque os alunos foram melhores ou pode ser que a prova tenha sido mais f�cil", disse. Ele acrescentou que n�o � objetivo do Enem a compara��o ano a ano e que para isso existem o Sistema de Avalia��o da Educa��o B�sica (Saeb) e a Prova Brasil.

De acordo com Fernandes, em janeiro ou fevereiro do pr�ximo ano, o Inep vai divulgar as m�dias do Enem por escola. A rela��o de institui��es de ensino superior que se manifestaram oficialmente pela aceita��o do Enem como crit�rio de ingresso est� dispon�vel na p�gina do Inep.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, mais de 500 institui��es declararam ter aderido ao Enem. O presidente do Inep disse ainda que no pr�ximo ano ser� alterado o sistema de acesso �s notas na internet para evitar o acesso indevido aos resultados.

Neste ano, segundo o Inep, o sistema de consulta foi burlado, possibilitando acesso irregular a uma base de teste, com dados incompletos. Essas informa��es teriam sido publicadas em sites de relacionamento. O resultado do Enem est� dispon�vel na internet. Os estudantes tamb�m v�o receber um boletim pelo Correio com o resultado da prova.

DISPARIDADE" O ministro da Educa��o, Fernando Haddad, disse ontem que, apesar de a nota m�dia dos alunos de escolas p�blicas ter sido 29% menor do que a dos estudantes de institui��es particulares, essa "disparidade vem caindo" nas �ltimas edi��es do Enem. Segundo ele, a meta � reduzir ainda mais a diferen�a de resultados. Haddad ressaltou que n�o � poss�vel se dizer, por exemplo, que o ensino melhorou porque as m�dias foram maiores do que na edi��o anterior.

Perguntado sobre as a��es do minist�rio para o Tocantins, Estado que ficou em �ltimo lugar no Enem, o ministro lembrou que o foco do MEC tem sido o Norte e o Nordeste. Ele lembrou que a Caravana da Educa��o, s�rie de visitas pelo Pa�s feita por Haddad para divulgar o Plano Nacional de Educa��o, come�ou pelos Estados dessas regi�es brasileiras.

"Todo recurso do Fundeb vai para o Norte e o Nordeste. S�o R$ 5 bilh�es de transfer�ncia autom�tica. Est� sendo feito um esfor�o grande. Mas � preciso lembrar que educa��o � persist�ncia, const�ncia. � uma maratona, n�o uma prova de 100 metros", comparou.

O ministro esteve no Rio para participar do encerramento do 2� Congresso Estadual de Educa��o, encontro em que come�ou a ser tra�ado o primeiro Plano Estadual de Educa��o do Rio de Janeiro. "� inadmiss�vel que um Estado da import�ncia do Rio de Janeiro n�o tenha feito esse "dever de casa" antes. Agora haver� um plano a longo prazo, com que ter�o de se comprometer este e os pr�ximos governos", afirmou Haddad.

Balan�o geral da d�cima edi��o do Exame est� dispon�vel para consulta

Os participantes do Enem 2007 obtiveram m�dias de desempenho iguais a 51,52 na parte objetiva da prova e 55,99 na reda��o, numa escala que vai de 0 a 100. Cerca de 2,7 milh�es (2.738.610) compareceram ao exame no dia 26 de agosto deste ano.

Veja as tabelas com os dados do Enem 2007
(Arquivo formato Excel):

* M�dias dos concluintes (30,5 KB)
* M�dias na prova objetiva (45,5 KB)
* M�dias na redacao (48,0 KB)


Banco de dados falso do Enem cai no acesso de estudantes
Alunos encontraram caminho para banco com notas de testes do Enem. Inep informa que divulgar� o desempenho oficial apenas nesta sexta-feira (23).

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem ) encontraram um acesso irregular no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas An�sio Teixeira (Inep) e conseguiram baixar o boletim de desempenho. O caminho foi encontrado por meio dos links para as notas dos anos anteriores. No entanto, de acordo com o Inep, as pontua��es s�o falsas e fazem parte apenas de um banco de testes.

A assessoria de imprensa do �rg�o informou que houve um acesso irregular aos dados e que ele leva a notas incorretas. Alunos que conseguiram o acesso baixaram boletins que cont�m erros de percentuais e de notas. At� um v�deo foi lan�ado no Youtube ensinando a acessar os dados.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir