Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Incêndio na Califórnia faz 15 mil pessoas deixarem suas casa
Fogo já destruiu pelo menos 35 casas até agora em Malibu. Local é conhecido por abrigar mansões de estrelas de Hollywood.
Incêndio na Califórnia faz 15 mil pessoas deixarem suas casa
Foto: AP

Pela segunda vez em menos de um mês um grande incêndio toma conta da milionária cidade californiana de Malibu, nos Estados Unidos. O fogo já destruiu cerca de 35 casas e se espalha rapidamente pelas montanhas. Mais de 15 mil pessoas fugiram de suas casas. Até agora, não há notícia de feridos.

As chamas começaram em uma zona de floresta próxima a Malibu às 3h30 locais (9h30 no horário de Brasília) e rapidamente se espalharam com a ajuda dos ventos fortes e secos típicos da região. Às 7h locais, 160 hectares já estavam queimados, segundo o inspetor dos bombeiros de Los Angeles, Sam Padilla. "É um incêndio propagado pelo vento, com rajadas de entre 50 e 70 km/h", afirmou.

A área é conhecida por abrigar mansões onde vivem muitas estrelas de Hollywood. Cerca de 1.700 bombeiros estão trabalhando para conter as chamas, com a ajuda de 15 helicópteros e 15 aviões. "Estamos a mercê do vento", afirmou o capitão dos bombeiros de Los Angeles Mike Brown.

"Acordar às quatro da manhã com o cheiro de fumaça em seu nariz e o vento batendo nas janelas é algo com que aprendemos a viver aqui, mas que sempre chega como um choque", disse o prefeito de Malibu, Jeff Jennings. "É muito bom dizer que não temos perdas de vidas", afirmou ele.

Luta contra o fogo
Os helicópteros e aviões anfíbios estão retirando água das piscinas das casas da cidade e do oceano Pacífico para combater as chamas. Centenas de bombeiros e equipamentos já estavam posicionados no sul da Califórnia por causa da previsão de ventos que poderiam propagar incêndios.

O prefeito Jennings aconselhou os cidadãos a "ouvir seus rádios, ir para fora e ver para que lado sopra o vento. Fiquem alerta. Fiquem vigilantes."

Investigadores ainda estão tentando determinar as causas do incêndio.

Ventos de Santa Ana
Os ventos típicos da região, chamados de "ventos de Santa Ana", surgem com a alta pressão atmosférica da Grande Bacia, no semi-árido dos Estados Unidos. Eles sopram no sul da Califórnia vindos do norte e do nordeste, acelerando entre os canyons e as cadeias de montanhas da região até chegaram ao mar, e expulsando as correntes de ar úmidas.

Malibu tem casas colocadas no fundo dos estreitos canyons, aos pés das montanhas de Santa Monica, ao longo de 43 quilômetros. Por isso, a cidade é especialmente vulnerável aos ventos de Santa Ana.

Vítimas
Meredith Lobel-Angel, de 51 anos, e seu marido Frank Angel, de 54, tiveram 15 minutos para deixar sua casa e conseguiram levar apenas algumas roupas e seus laptops. "Eu saí para o deck e vi apenas um pequeno fogo e fumaça na beirada do canyon", disse Frank. "Quando deixamos a casa, ele já tinha passado da beirada. Se espalhou mais rápido do que jamais vi."

A casa de Carol Stoddard, de 48 anos, provavelmente foi perdida, segundo os bombeiros. A propriedade de mais de mil metros quadrados valia US$ 2 milhões. Com ela, a fotógrafa freelancer perdeu sua coleção de 12 carros, que não tinham seguro.

Geraldine Gilliland, de 56 anos, gritou de felicidade quando os bombeiros resgataram seus seis cachorros e seu gato, de 21 anos. "Você não pode por um preço na vida humana ou canina; estes são meus bebês".

Incêndio na Califórnia avança rápido e faz 15 mil pessoas deixarem suas casas. Fogo já destruiu pelo menos 35 casas até agora em Malibu. Local é conhecido por abrigar mansões de estrelas de Hollywood.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir