Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2007

Zé Buscapé o rei do Jambalaya
Em 1984 abriu um quiosque na Praia das Pitas onde chegar era uma aventura para poucos
Zé Buscapé o rei do Jambalaya
Praia das Pitas Foto: José Rubens Brumana

Se alguém indagar por José Magnago da Rocha Fernandes, com certeza pouquíssimas pessoas conhecerão, mas se perguntar por Zé Buscapé, à conversa muda. Morador da Praia dos Cações é conhecido pelos seus pratos que faz ao longo de 30 anos dedicado a arte de cozinhar.

Em 1984 abriu um quiosque na Praia das Pitas onde chegar era uma aventura para poucos. Os fregueses do camping do Siri já comiam os seus pratos recheados de fruto do mar. O mais conhecido foi uma adaptação do americano Jambalaya, típico de New Orleans. No original oriundo dos negros levava feijão,camarão,lingüiça e carne seca.

"O meu partia da moqueca com o camarão, misturava a pescada frita e o arroz depois colocava no tabuleiro com queijo gratinado. Fiz uma adaptação maratimba", comenta.

O prato se espalhou e hoje pode ser encontrado em alguns restaurantes como o da Lagoa, no Siri, preparado pelas mãos habilidosas de Magnólia Marvila.

"O importante é marcar um prato para que os turistas possam visitar nossas praia e experimentarem o nosso prato" diz o humilde, mas renomado che Zé Buscapé.

Para quem deseja comer a versão original é só contatar Zé Buscapé (28) 35322777 ou 3532 2070. Ele prepara esses e outros pratos a domicílio.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir