Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-11-2007

Ministro dos Esportes condena estádio da Fonte Nova
Sete pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas após desabamento em estádio. Representantes dos governos estadual
Ministro dos Esportes condena estádio da Fonte Nova
Foto: Welton Araújo/A Tarde/Agência Estado

O ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, condenou o Estádio da Fonte Nova, em Salvador. De acordo com ele, o estádio, cujo nome oficial é Estádio Octávio Mangabeira, não apresenta condições de segurança para sediar jogos dos campeonatos brasileiro e baiano de futebol. "A Fonte Nova foi um símbolo do futebol brasileiro. Temo que o dia de ontem (domingo, 25) tenha sido o último ato dessa história."

No domingo, parte da arquibancada do anel superior da Fonte Nova desabou, durante o jogo entre Bahia e Vila Nova. Sete pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas. O Governo estadual determinou a interdição imediata do estádio.

Presenciou a tragédia? Envie foto, texto ou vídeo ao VC no G1

Silva visitou o estádio na manhã desta segunda-feira (26), junto com o governador Jaques Wagner e representantes do governo da Bahia. Ele disse que o estádio está em "condições precárias".

Apesar de criticar a situação da Fonte Nova, Silva destacou que a decisão de demolir ou inutilizar o estádio é do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Wagner disse que espera um levantamento que está sendo realizado pela Defesa Civil sobre as condições do estádio. Segundo ele, a principal preocupação do governo é "diagnosticar" a estrutura das lajes.

Depois de receber esse relatório, ele deve decidir se a Fonte Nova vai voltar a funcionar ou se haverá necessidade de construir um novo estádio.

Sem verbas, por enquanto
O ministro afirmou, ainda, que não há previsão de liberação de verbas federais, mas o Governo federal deve "colaborar" com a administração baiana no atendimento às famílias das vítimas do acidente e na eventual construção de uma nova arena.

Vítimas
No momento da tragédia, por volta de 35 minutos do segundo tempo, pelo menos 60 mil pessoas comemoravam o empate por 0 a 0 entre Bahia e Vila Nova, resultado que garantiu acesso do time baiano ao Campeonato Brasileiro da Série B.

Veja os nomes das vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros e a polícia:

Márcia Santos Cruz, 27 anos
Milena Vasques Palmeira, 27
Jadson Celestino Araújo Silva, 25
Djalma Lima Santos (idade não divulgada)
Anísio Marques Neto (idade não divulgada)
Joselito Lima Júnior (idade não divulgada)
Mídia Andrade Santos, 24

Joselito foi o único que foi levado para atendimento médico com vida. Ele morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), pouco depois da tragédia.

Investigação
A área onde está localizado o buraco na arquibancada do anel superior da Fonte Nova está isolada. Na hora do acidente, os bombeiros estimaram que 500 torcedores estavam eufóricos e pulavam naquele setor do estádio.

Ao final da partida, os torcedores teriam iniciado um tumulto para comemorar o resultado do jogo. Houve invasão do campo e os jogadores precisaram correr para os vestiários. Placas e bancos também foram arrancados.

A polícia e o Governo estadual apuram as causas do acidente. A Defesa Civil realizou uma inspeção no estádio nesta segunda-feira.

Ministro dos Esportes condena estádio da Fonte Nova. Sete pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas após desabamento em estádio. Representantes dos governos estadual e federal visitaram local do acidente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir