Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-11-2007

APRENDENDO COM LOS HERMANOS
Que o Mercosul n�o vai l� muito bem das pernas, todos sabem. Afinal de contas, o pa�s do "� assim mesmo", com sua maneira
APRENDENDO COM LOS HERMANOS

Que o Mercosul n�o vai l� muito bem das pernas, todos sabem. Afinal de contas, o pa�s do "� assim mesmo", com sua maneira - digamos, descontra�da - de gerenciar as coisas no plano interno, n�o d� conta de impor um ritmo diferente quando o assunto diz respeito a associa��es com outros pa�ses. Com a amea�a de entrada da Venezuela do buf�o Hugo Chavez no grupo, ent�o, a� veremos a p� de cal sendo jogada sobre um esquema que muitos j� consideram (a meu ver, ainda equivocadamente) uma associa��o de "losers".

Vejamos o que acontece quando o fazend�o n�o d� as cartas, mas simplesmente est� associado - ou pretende se associar - a um agrupamento maior de pa�ses interessados em algum tema espec�fico. Um exemplo recente � o de uma importante conven��o internacional, j� em atividade, para prevenir e punir os crimes digitais. O Brasil ainda n�o participa desta conven��o porque n�o possui legisla��o espec�fica, como os outros pa�ses. Enquanto isso, perde dinheiro e prest�gio - entre outras coisas - porque n�o vende software no volume que poderia estar vendendo, � visto como um para�so de hackers, etc.

O que acontece nesse caso? Para entrar, existe uma s�rie de requisitos que t�m que ser atendidos. Se n�o forem, o pa�s n�o entra. Simples, assim, exatamente como a aeromo�a das Linhas A�reas Portuguesas que perguntou ao passageiro em v�o internacional se ele queria jantar. O passageiro retrucou perguntando quais as op��es (pensando em massas, carne, peixe, etc). Ao que a aeromo�a respondeu, prontamente: "Ou sim, ou n�o." Os gringos usam muito uma express�o, a de se "criar uma linha na areia". At� aquela linha, tudo bem. Da linha para frente, n�o vai, e ponto final.

O instituto do Mercosul prev�, explicitamente, que pa�ses que n�o atendam aos requisitos da cl�usula democr�tica n�o podem fazer parte da associa��o. J� houve um precedente, inclusive: o Paraguai andou ensaiando um golpe de estado h� alguns anos. Foi chamado ao tapet�o por um grupo de diplomatas do fazend�o e entrou nos eixos, depois de ser amea�ado de expuls�o.

Entretanto, no processo galopante de relativismo de conceitos e mediocriza��o de racioc�nio (inclusive pol�tico) que tomou conta do peda�o, "nunca antes nesse pa�s" usou-se tanto a express�o "� assim mesmo" para justificar o mal feito e acochambrar os interesses inconfess�veis de uma turminha que anda toda lambuzada de melado e j� busca em outros pa�ses - leia-se Argentina - um modelo de inspira��o para perpetuar-se no poder.

A sa�da argentina, de empurrar a mulher para a presid�ncia, seria mais palat�vel entre n�s porque 1. A atual primeira dama nunca abriu a boca, e por isso nunca se comprometeu; 2. A indica��o do marido seria (quase) universalmente aceita entre a massa de deserdados que o considera "um igual" e, por isso, o elegeu - e n�o hesitaria em devolver o poder a ele, democraticamente, em 2014 (ano de Copa do Mundo no Brasil); 3. a trucul�ncia do buf�o don Huguito, com suas amea�as expl�citas ao sistema democr�tico, incluindo-se a dilapida��o do Parlamento, ainda assusta muita gente, por aqui, mesmo que tais amea�as pare�am ser t�o ao gosto do atual presidente, visto que trata o "bully" da blusinha vermelha - agora conhecido como "Mico Mandante" - como um irm�o, e defende o atual sistema venezuelano como sendo a mais absoluta democracia, muito mais sofisticada, at�, do que a de "El Coma Andante", em Cuba.

J� se afirmou que os humoristas s�o os �nicos que sabem dizer as mais tristes verdades e ainda assim todos sorriem. Por isso mesmo, n�o � � toa que tem gente grande no atual esquema de desgoverno profundamente irritada com um humorista de S�o Paulo, que se antecipou e lan�ou a candidatura de Marisa Let�cia � presid�ncia, com o slogan "muda para a muda".

� pegar ou largar.

Fonte: O Autor - Direto da Reda��o
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir