Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 27-11-2007

Pastoral da Ecologia e Projeto Tamar
A Pastoral da Ecologia de Marataízes realizou mais um encontro ambiental no município
Pastoral da Ecologia e Projeto Tamar
Foto: Pastoral da Ecologia Marataízes

A Pastoral da Ecologia de Marataízes realizou mais um encontro ambiental no município, reunindo pessoas preocupadas com o destino do meio ambiente e da vida em nosso Planeta. Além do estudo e reflexões sobre alguns problemas ambientais e a responsabilidade de todos, contou com palestra do Secretário de Meio Ambiente, Luciano Sansão e recebeu o Projeto TAMAR (Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas), com a presença da Executora de Base em Anchieta, a Bióloga Maria Ferreira que explanou de forma brilhante sobre a atuação do Projeto e das espécies de tartarugas existentes no Brasil, no estado e as encontradas aqui em Marataízes. Além das características de cada espécie e comportamentos, foi destacado a importância do momento da desova, sendo que de cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois atingem a maturidade, podendo assim se reproduzirem.

Os obstáculos naturais são muitos, mas o homem, com suas atitudes predatórias, é o maior responsável pelo risco de extinção das tartarugas e também das outras espécies.A poluição do mar por resíduos como sacolas, plásticos, lixo, esgoto e petróleo interfere na alimentação e locomoção dos animais e é uma das principais ameaças, pois degradam o ambiente marinho como um todo.

A Pastoral acredita que através da Educação Ambiental e a sensibilização para com os problemas ambientais e nossa responsabilidade com a vida, podemos ter atitudes significativas na defesa do Planeta Terra e da nossa sobrevivência por aqui. Nesse sentido, os projetos estão sendo desenvolvidos, como o Catadores de Esperança e Projeto Praia Limpa que se desenvolve durante o ano com diversas ações, principalmente nas escolas, e intensifica-se durante o verão.

O próximo encontro já está marcado para 8 de dezembro, no Centro de convivência, próximo ao Fórum de Marataízes, às 8 horas. O Projeto TAMAR estará presente, além de outros palestrantes e será aberto à comunidade e aos voluntários do PROJETO PRAIA LIMPA, que poderão se cadastrar para as atividades no verão.

    Fonte: WANDERLEIA CARVALHO CAMPOS - PASTORAL DA ECOLOGIA DE MARATAÍZES
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir