Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-11-2007

Soldados rebeldes filipinos rejeitam ultimato das autoridade
As autoridades deram prazo at� as 15H00 para a rendi��o dos soldados
Soldados rebeldes filipinos rejeitam ultimato das autoridade
Foto: Francis R. Malasig/EFE

Os soldados filipinos que se rebelaram e permanecem entrincheirados em um hotel de Manila, com a exig�ncia de uma mudan�a de governo, rejeitaram o ultimato das autoridades para que se entregassem, antes das 15H00 locais (5H00 de Bras�lia) desta quinta-feira.

"N�o negociaremos. Somos suficientemente fortes e decididos para resistir", declarou um dos l�deres da rebeli�o, o senador Antonio Trillanes. Simultaneamente, Trillanes negou o uso da viol�ncia: "N�o acontecer� nada, eu asseguro, � minha obriga��o moral na qualidade de senador eleito".

For�as militares cercavam o hotel de luxo, no qual se reuniram os militares que exigem a ren�ncia da presidente Gloria Arroyo e o fim do apoio do Ex�rcito � chefe de Estado.

Os insurgentes consideram a presid�ncia de Arroyo ilegal. As autoridades deram prazo at� as 15H00 para a rendi��o dos soldados, anunciara mais cedo o secret�rio de Justi�a filipino, Ra�l Gonz�lez.

"Agora corresponde ao comandante no local fazer cumprir o ultimato", disse Gonz�lez � imprensa.

Uma fonte militar n�o soube dizer o que aconteceria se os soldados rebeldes n�o acatassem as ordens. Os quase 30 rebeldes conseguiram escapar do tribunal no qual deveriam ser julgados por uma tentativa de golpe de Estado em 2003.

A presidente Gloria Arroyo convocou uma reuni�o de crise e disse estar segura de que o Ex�rcito ser� leal ao governo, segundo seu porta-voz, Ignacio Bunye.

As autoridades deram prazo at� as 15H00 para a rendi��o dos soldados.

Soldados rebeldes filipinos rejeitam ultimato das autoridades.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir