Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2007

Tropa de elite do exército filipino invade hotel em Manila
Soldados rebeldes entregam-se nas Filipinas após tentativa de golpe
Tropa de elite do exército filipino invade hotel em Manila
Foto: AP

O grupo de 30 soldados rebeldes armados que ocupou um hotel de luxo em Manila, capital das Filipinas, anunciou sua rendição diante das câmeras de TV nesta quinta-feira, depois que o prédio foi invadido por tropas do governo.

Segundo o diretor da BBC Brasil em Londres, Rogério Simões, essa ação foi uma continuação de um movimento lançado quatro anos atrás, quando o mesmo grupo tentou realizar um golpe de estado e foi preso. Na ocasião, os rebeldes tomaram um shopping center e um hotel também em Manila para protestar contra a presidente do país, Gloria Arroyo.

Desde então, o grupo esteve preso. O novo motim no momento em que o grupo estava sendo julgado pela ação realizada em 2004. Os militares fugiram do hotel e tomaram o hotel. Eles exigiam novamente a saída da presidente, a qual acusam de não ter legitimidade e de atos de corrupção. O grupo tentou conclamar o restante dos militares a se juntarem a eles para derrubar a presidente, o que não ocorreu.

Na avaliação de Simões, essa nova ação de soldados rebeldes denota a fragilidade do governo civil filipino, que convive com a pressão das Forças Armadas. Os militares, que deixaram o poder na década de 80, querem força política e participação direta no governo.

Soldados rebeldes entregam-se nas Filipinas após tentativa de golpe.

Tropa de elite do exército filipino invade hotel em Manila.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir