Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-11-2007

GENÉRICOS ESPIRITUAIS
("Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. "" Oséias, 14:1)
GENÉRICOS ESPIRITUAIS
Foto: Google Imagens

Há pouco tempo, foi pensado e desenvolvida uma política no sentido de dar condições às pessoas de adquirirem os remédios preescritos pelos médicos.

Então, criaram-se os seguintes rótulos para os remédios: de marca, genéricos e similares.
Levando-se em conta os genéricos, imagina-se que saíssem mais barato eas pessoas começaram a procurá-los para que pudessem comprá-los e combater as doenças e alguns males.

Amigo, internauta, hoje, pretendo falar sobre os genéricos também, só que com uma diferença: você não os encontra nas prateleiras das farmácias e nem os compra nos balcões. Você os tem gratuitamente de Deus.
Você não gostaria de experimentá-los?

Na passagem bíblica que serve de epígrafe para este texto, encontramos o profeta Oséias se dirigindo à nação e o faz de uma forma coletiva, bem abrangente. Hoje, estaria falando da mesma forma à nação brasileira: "Converte-te, ó Brasil, ao Senhor teu Deus..."

É a oportunidade que ELE tem nos dado, para reconciliarmos com ELE, reatarmos, é o momento de arrependimento, de conversão. Assim como fala total e coletivamente, também o diz mui particularmente, de modo individual e pessoal: Converte-te, ó Pedro, Maria, João, Henrique, Carlos.Deus sabe o nosso nome. Deus é onisciente, sabe todas as coisas. Ele sempre quer nos ver felizes. E aqui sabemos que aquela nação estava triste, infeliz. Por que será isto? Neste mesmo versículo de chamada ao arrependimento, ele justifica que havia pecado e o pecado os levara a cair, a enfraquecer, a sofrer.

Espiritualmente falando, o homem em pecado é um ser morto, a recompensa pelo pecado é a morte. Em Romanos 6:23 , nós temos este registro: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus Nosso Senhor."

Na época em que o profeta fez estes relatos bíblicos, Jesus não tinha ainda vindo a este mundo. Deus estava preparando o seu povo, para que no meio desse povo nascesse o Salvador. E esta tem sido a preocupação do Senhor Deus: a de ajudar o homem a encontrar o caminho que o leve a Ele. E é interessante que a Bíblia nos fala desse amor que Deus tem para com todos nós, no sentido de sermos resgatados por Ele e sermos felizes. Em João 3:16, temos exemplo disso: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

No idioma francês, temos um tempo verbal chamado Passe Composée(Passado Composto) onde se expressa um aspecto de uma ação feita no passado, mas que perdura no Presente. Então, eu posso afirmar que além de dizermos que Deus amou o mundo, podemos conservar a mesma idéia dizendo neste tempo verbal: Deus tem amado o mundo. A preocupação de Deus é universal e pessoal, porque se refere ao mundo, mas nisto aí existe uma finalidade, um pré-requisito: "para todo aquele que nele crê." Implica em mudança de vida. Em II Coríntios 15:17, o apóstolo Paulo nos fala dessa mudança: "Assim que,se alguém está em Cristo, nova criatura é :as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

O profeta conclama o povo a ter esta nova vida, a ter a felicidade, a ser diferente. "Tomai convosco Palavras e convertei-vos ao Senhor." De um modo bem didático, ele ensina, orienta a pessoa a buscar Deus: Confessar os seus pecados e, sem reservas, dizer a Deus tudo aquilo que o faz distante DELE. Naquela época e hoje também não tem sido diferente o povo estava mergulhado na idolatria. Era preciso extirpar, retirar tudo aquilo que tem separado o homem de Deus. É preciso ter firmeza, segurança, convicção e dizer:"Tu és o nosso Deus, porque por ti o órfão alcançará misericórdia."

Enquanto estamos afastados de Deus, mergulhados no pecado, estamos desamparados; aos olhos da sociedade, podemos até apresentarmos ou termos segurança material, mas diante de Deus estamos órfãos.

No momento em que recebemos a Cristo. Deus nos adota como filhos. João 1:12, revela-nos isto: "Mas a quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome."

Deus mostra a harmonia que acontece quando o pecador volta para Ele, reencontra-O. Porque o pecado é uma doença, no verso 4 de Oséias 14, Deus diz que vai sarar, vai curar a alma enferma. É interessante que os verbos equivalem ao futuro: sararei, curarei. As ações ainda vão acontecer, desde que haja mudanças na vida das pessoas: "Converte-te, ó..." Internauta, Ele lhe fala a partir do momento em que ocorrer a reconciliação o ser humano vai experimentar uma nova vida, muita coisa boa vai ocorrer com ele, muito bem expresso a partir do verso 5 de Oséias 14: "Serei para Israel, como o orvalho"; o cuidado de Deus, como um bálsamo, um remédio, um alívio, conforto; algo bem saudável que era derramado na alma da pessoa, onde ela estará experimentando a Paz..
A pessoa reconciliada Florescerá - é o novo ser que estará nascendo, morto para o mundo e nascendo para Deus. Existem pessoas religiosas neste mundo, sabem até muito bem a Bíblia, mas ainda não tiveram uma experiência com Jesus. Temos um relato bíblico que nos fala a respeito" João 3:7 - ..." necessário vos é nascer de novo."

Amigo internauta, você já tem este novo nascimento? O ser que tem este novo nascimento terá prazer em espalhar, em comunicar isto às pessoas, ele espalhará a boa nova.

Com o novo nascimento, as pessoas serão vivificadas: fortalecidas, terão vida de qualidade. É claro que como humano que é terá altos e baixos, mas desde o momento em que se converteu, aceitou a Cristo, ele passará a entender até as coisas negativas que acontecerem consigo. Em Romanos 8:28, temos: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto."

E o profeta finaliza a sua fala, concluindo com dois questionamentos: "Quem é sábio para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba?"`

Aquele que é sábio, orientado pelo Espírito Santo de Deus, entenderá o que Deus pode fazer em sua vida, como e de que modo Deus o fará. A partir disso, haverá prudência, cuidado e compreensão:"Confessará que os caminhos do Senhor são retos e concluirá ainda que os justos andarão neles e os transgressores(pecadores) neles cairão."

Portanto, amigo internauta, assim como no passado houve esta preocupação de Deus para com o homem, para que o homem tenha paz, felicidade, harmonia e se reconcilie com Ele. Hoje, Deus também está lhe dando esta oportunidade. Basta que você assim o receba, considerando a epígrafe, onde Ele está apelando isto a você: Converte-te ó ___? Deus lhe oferece o genérico espiritual, o Remédio que vai curar a alma entristecida, ferida, magoada, frustrada, decepcionada, revoltada que está distante DELE.
Meu amigo, experimente este genérico!
Eu, um dia, experimentei-o.

Fonte: O Autor
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir