Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 30-11-2007

Diretor volta às telas com crítica à guerra no Iraque
Com Tommy Lee Jones e Charlize Theron, "No vale das sombras" estréia nesta sexta (30)
Diretor volta às telas com crítica à guerra no Iraque
Foto: http://g1.globo.com

"No vale das sombras", de Paul Haggis, é mais um entre os vários filmes sobre a guerra do Iraque que estréiam nesta temporada ("Leões e cordeiros" e "O reino", que já estão em cartaz, são exemplos). Entretanto, o drama assinado pelo diretor ganhador do Oscar (por "Crash" no limite") traz um grande diferencial: Tommy Lee Jones.

O ator é a alma de "No vale das sombras", que conta a história de Hank Deerfield, um pai que investiga o desaparecimento de seu filho, assassinado brutalmente logo depois que retorna da guerra. Com suas profundas marcas de expressão e economia nos sorrisos, Jones vive o personagem de forma delicada, porém intensa. Sua performance é espetacular e dita o clima sombrio de todo o filme.

Baseada em fatos reais, a trama ainda conta com Charlize Theron, que brilha como uma detetive durona que ajuda o protagonista a descobrir o mistério da morte de seu filho. Uma mulher bonita como Theron tem de ser muito boa atriz para conseguir encarnar uma personagem tão despida de sensualidade. Susan Sarandon também dá um show de atuação, numa aparição rápida mas marcante como a mãe do garoto assassinado.

Como em "Crash" no limite", que rendeu a Haggis o Oscar de melhor filme em 2006, o cineasta constrói uma teia de personagens que vai, progressivamente, aumentando a tensão do público. Aqui, Haggis comprova seu talento e elegância ao respeitar os silêncios necessários e revelar os sentimentos de cada um sem fazer sensacionalismo.

A crítica à guerra vem de forma discreta mas contundente, como se fosse preenchendo os espaços vazios de palavras. Só uma direção sensível consegue atingir tal equilíbrio.

Não é à toa que Haggis é hoje um dos diretores mais valorizados de Hollywood. Seu nome está nos créditos de muitos sucessos recentes, como "Menina de ouro", "Cartas de Iwo Jima" e "007" Cassino Royale".

Diretor de "Crash" volta às telas com crítica à guerra no Iraque. Com Tommy Lee Jones e Charlize Theron, "No vale das sombras" estréia nesta sexta (30). Filme marca o retorno do cineasta ganhador do Oscar Paul Haggis.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir