Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 05-12-2007

I Mostra de Teatro de Itapemirim
O município de Itapemirim está se transformando, entre outras coisas, num verdadeiro celeiro cultural
I Mostra de Teatro de Itapemirim
Foto: José Geraldo

I Mostra de Teatro de Itapemirim já tem 08 espetáculos confirmados

O município de Itapemirim está se transformando, entre outras coisas, num verdadeiro celeiro cultural. Acontecerá no dia 15 próximo, a partir das 14h, em plena praça pública, a I Mostra de Teatro de Rua da história da cidade e o evento será em dose dupla: a noite acontece, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes "Waldir Alves", a etapa Teatro de Palco. Oito equipes se inscreveram e quatro disputarão entre si troféus de melhor ator à melhor atriz, entre outros.

A prefeita municipal Norma Ayub Alves disse que o objetivo principal desta realização é gerar o intercâmbio entre os grupos da cidade e de outros municípios e o público, além de destacar e divulgar novos talentos; valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais. O secretário municipal de Cultura e Esporte, Eliário Leal da Silva, por sua vez, ressaltou a importância dessa realização destacando grandes nomes de Itapemirim, como o príncipe dos poetas capixabas, Narciso Araújo, e a professora Joaquina que será homenageada "in memorian" titulando o Troféu "Mestra Quiquina" a ser entregue aos vencedores.

De acordo com o gerente de Cultura de Itapemirim, José Geraldo Oliveira, o teatro está em evidencia, tanto que no dia 23, às 21h, acontecerá no Palco da Pedra, em Itaoca a 2ª edição do Auto de Natal, e nos dias 05, 12, 19 e 26 de janeiro de 2008 haverá performances teatrais nas praias de Itaoca e Itaipava à noite, dentro da programação cultural de verão. "Mas nossa agenda vai além do teatro. Teremos lual com Duda Felippe, teremos sarau literário com a professora de Letras Luciana Maximo, teremos encontro de corais, Passeio na Praça e várias outras ações culturais", frisou.

O show de arte para a mostra contará com as seguintes participações: Grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçui, com os espetáculos "O Casamento de Teresa" e "Roupa Nova do Imperador"; De Palco & Cia, de Cachoeiro de Itapemirim, com a peça "Se correr a bicha pega, se ficar o bicho come"; Grupo Ela de Teatro, de Cachoeiro de Itapemirim, com os infantis "Os animais músicos" e "O mágico de Oz" e ainda uma equipe de Itapemirim e quatro equipes da Serra estarão abrilhantando a mostra.

A subsecretária municipal de Arte e Cultura de Itapemirim, Maria das Graças Lesqueves Galante, adiantou algumas sinopses dos espetáculos, entre elas, afirmou que a equipe de Guaçui traz em "Roupa Nova do Imperador", espetáculo na categoria Teatro de Rua, uma história baseada no conto de Hans Christian Andersen, que narra a fábula de um rei narcisista, preocupado somente com suas roupas, enquanto o povo cada vez mais é oprimido por impostos. Diante de mais um concurso para eleger a nova roupa do rei, dois espertalhões armam um plano mirabolante, de fazer um traje belíssimo em que somente aqueles que são "nobres" podem ver. Desconfiado, o rei sempre orienta seus ministros de observarem o feitio da roupa, e todos confirmam sua existência. E para festejar o novo traje, o rei vai sair em desfile pelo reino, causando espanto em muitos, principalmente na sinceridade da criança.

Já em "O casamento de Teresa", o Gota, Pó e Poeira se inscreveu, mas quem quiser saber sobre o espetáculo deverá assisti-lo no dia 15 de dezembro próximo, pois Carlos Ola, Neuza Souza, Eliane Correia e Edmar Silva, já estão afinados para atuar e receber os aplausos da platéia. Por ordem de sorteio esta será a terceira equipe a se apresentar no "Waldir Alves". Antes se apresentam De Palco & Cia. e Grupo Ela de Teatro, respectivamente. Após a equipe guaçuiense, entram em cena as equipes da Serra, Cachoeiro de Itapemirim e finaliza, Itapemirim.

A participação do Grupo Ela de Teatro será com os consagrados textos "Os animais músicos", livre adaptação de "Os músicos de Bremem", dos Irmãos Grimm, onde Rose Alves viverá a Porquinha; Adriana Ribeiro, a Gata; Mário Ferreira, o Cachorro e; Lucimar Costa, o Cavalo" texto interativo. " "O mágico de Oz", mundialmente conhecido, também livre adaptação que não foge muito à magia frescor original. Num mundo desencantado uma menina pede às estrelas para levá-la ao outro lado do arco íris. Ela e seu cachorro Totó vão parar em uma terra "além do arco-íris", onde os desejos podem se realizar com a ajuda de um misterioso mágico".

A De Palco & Cia., que apresentará "Se correr a bicha pega...", traz em seu espetáculo a saga de uma família tradicional e conservadora. A filha apresenta aos pais turrões o namorado. Além de rígidos, pai e mãe são preconceituosos. Para conseguir o consentimento da família a bela moça deverá a todas as vontades dos pais, se submeter. Além de ter de assumir ou dar por terminado o namoro... Ah, vá assistir e rir porque é melhor que ficar lendo..."

Espetáculos participantes:

Modalidade: Teatro de Rua" Praça Domingos José Martins" a partir das 14h:
Cia: Grupo Gota, Pó e Poeira
Local: Guaçui
Espetáculo "ROUPA NOVA DO IMPERADOR";

Cia: De Palco & Cia
Local: Cachoeiro de Itapemirim
Espetáculo "SE CORRER A BICHA PEGA, SE FICAR O BICHO COME";

Cia: Grupo Ela de Teatro
Local: Cachoeiro de Itapemirim
Espetáculo "OS ANIMAIS MíšSICOS";

Modalidade: Teatro de Palco" Ginásio Municipal de Esportes" a partir das 19h
Cia: Grupo Gota, Pó e Poeira
Local: Guaçui
Espetáculo "O CASAMENTO DE TERESA";

Cia: Grupo Ela de Teatro
Local: Cachoeiro de Itapemirim
Espetáculo "O MÁGICO DE OZ";

Cia: Grupo Os Aloprados de Teatro
Local: Serra
Espetáculo "REPíšBLICA DOS ALOPRADOS";

Cia: Grupo Geração de Teatro
Local: Serra
Espetáculo "MINHA AMIGA MEU NAMORADO";

Cia: Grupo Shekinah de Teatro
Local: Serra
Espetáculo "O MORTO VIVO";

José Geraldo
DRT/ES 04121

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir