Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Preso suspeito de fraudar banco francês
Jerome Kerviel teria comprado 140 mil contratos sobre o índice DAX na Alemanha
Preso suspeito de fraudar banco francês
Foto: AFP

O corretor da Bolsa Jerôme Kerviel, de 31 anos, acusado pelo banco Société Générale de ter cometido uma fraude de quase cinco bilhões de euros (cerca de US$ 7,1 bilhões), foi detido na manhã deste sábado (26) e está sendo interrogado na sede da Brigada Financeira da polícia francesa, anunciou uma fonte judicial.

Kerviel foi transferido neste sábado pouco antes das 14h (hora local, 11h de Brasília) para a sede desta polícia especializada em meio a uma importante operação de segurança, segundo uma fonte envolvida na investigação.

Kerviel teria comprado 140 mil contratos sobre o índice DAX na Alemanha, segundo o site do jornal Spiegel. Estes contratos teriam sido negociados há algumas semanas no mercado Eurex.

"Kerviel entrou no mercado quando o DAX estava nos 8.000 pontos, então a bolsa devia creditar, por dia, 25 euros por contrato à Société Générale por cada ponto ganho. Em contrapartida, por cada ponto perdido sob os 8.000, a bolsa recuperava 25 euros" do banco francês, assinala o Spiegel.

"O DAX perdeu 600 pontos entre o inicio do ano e 18 de janeiro, e Kerviel provavelmente cerca de dois bilhões de euros, estimam os especialistas", citados pelo jornal. A publicação acrescenta que "os diretores do banco parisiense receberam, da Alemanha, sinais de alerta" sobre as perdas colossais.

Perdas
O Société Générale assustou o mundo das finanças ao anunciar na quinta-feira perdas de 7 bilhões de euros, dois bilhões relacionados à crise dos créditos hipotecários de risco ("subprimes") nos Estados Unidos e 4,9 bilhões provocados por um único operador da bolsa.

Aparentemente, Kerviel, de 31 anos, conseguiu enganar todos os sistemas de controle do banco para esconder as transações.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir