Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 29-01-2008

A importância do registro
A principal atribuição do SPC é a informação para concessão de crédito
A importância do registro

A principal atribuição do SPC é a informação para concessão de crédito. Consultar e registrar gera um circulo virtuoso da informação. Esta é a importância de registrar no SPC, tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas. Os associados fazem a consulta justamente para verificar se há algum registro, e fazem registro porque sabem que alguém vai consultar. Aqui em Itapemirim e Marataízes ou em qualquer outro lugar do Brasil.
Esse registro gera uma carta de aviso, dando um prazo de dez dias para o consumidor regularizar sua situação com a empresa credora. Em um levantamento feito pela CDL Itapemirim e Marataízes verificou-se que cerca de 16% dos inadimplentes tem seus registros cancelados antes do fim do prazo da carta de aviso e cerca de 40% acertam suas dividas antes do 3º mês de registro. Isso mostra a força que tem o registro do SPC com o envio da carta de aviso.
Mas o associado não deve usar o banco de dados do SPC Brasil apenas de forma punitiva, a orientação é efetuar consultas preventivas a cada nova transação com o cliente ou pelo menos quando lhe conceder crédito.

Dúvidas:

PRAZOS PARA REGISTRO
1" No caso de cheque sem fundos (alínea 12), Conta encerrada (alínea 13) ou Prática de Espúria (alínea 14), não há prazo mínimo para registro, podendo, portanto o registro ser feito imediatamente.

2" Quaisquer outros compromissos, que não seja cheques, deverão ter no mínimo 15 (quinze) dias de atraso para se efetuar o registro.

3" A sugestão é que os registros sejam efetuados em até 45 dias de atraso.

CARTA DE AVISO
Seguindo o que determina o Código de Defesa do Consumidor, o sistema do SPC Brasil emite automaticamente uma carta-aviso ao consumidor, informando-lhe sobre o registro que será feito no SPC. Este procedimento também ocorre nos registros de avalistas e fiadores. Daí a importância do consumidor e empresa manterem os dados atualizados e completos.


Fonte: Informativo do logista
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir