Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Tensão no Quênia aumenta após assassinato de deputado
Partidários do Governo e da oposição do Quênia estão hoje frente a frente no bairro de Kibera, em Nairóbi
Tensão no Quênia aumenta após assassinato de deputado
Foto: AFP

Partidários do Governo e da oposição do Quênia estão hoje frente a frente no bairro de Kibera, em Nairóbi, em uma situação de alta tensão criada pelo recente assassinato de um deputado opositor.

Uma ferrovia e forças policiais separam partidários da oposição, da etnia luo, e do Governo, da etnia quicuio, o que gera o temor por
novos enfrentamentos tribais em Kibera.

Na ferrovia estão os corpos de três pessoas da etnia luo, e entre os moradores de Kibera se fala de possíveis castrações de membros desse mesmo grupo étnico.

Os ânimos estão exaltados e partidários do Governo e da oposição ameaçam iniciar ações violentas contra os grupos rivais.

A tensão aumentou após a notícia do assassinato de Mugabe Were, do opositor Movimento Democrático Laranja (ODM), em um crime relacionado com a violência que matou mais de 700 pessoas no Quênia desde as eleições de dezembro.

Were foi morto a tiros por dois desconhecidos na porta de sua residência, nas proximidades do bairro de Kibera, logo depois da
meia-noite (horário local).

Enquanto cresce a tensão em Nairóbi e em outros pontos do país, está marcado para hoje está o lançamento formal das negociações entre o Governo e a oposição para tentar encerrar a crise que se arrasta há um mês.

A equipe de mediadores, dirigida pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, anunciou hoje que a primeira reunião entre as partes começará às 16 horas (11 horas de Brasília).

Ainda não se sabe se dessa primeira reunião participarão o presidente Mwai Kibaki e o líder do ODM, Raila Odinga, que já se reuniram em uma primeira ocasião até agora, desde que explodiu a crise, graças à mediação de Annan.

Tensão no Quênia aumenta após assassinato de deputado da oposição.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir