Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Mais de 30 pessoas são mantidas reféns em banco
Cerca de 35 pessoas - entre as quais cinco menores, uma mulher grávida e um bebê de seis meses
Mais de 30 pessoas são mantidas reféns em banco
Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Cerca de 35 pessoas - entre as quais cinco menores, uma mulher grávida e um bebê de seis meses - estão há mais de 24 horas como reféns de quatro homens armados em uma agência bancária da cidade de Altagracia de Orituco, localizada a sudoeste de Caracas, na Venezuela.

De acordo com o general Antonio Rivero, chefe da central de ações emergenciais da Venezuela, os assaltantes portam revólveres ou pistolas e exigem uma ambulância para que possam fugir com alguns do reféns e dinheiro, mas o pedido não foi atendido. Dois deles querem negociar e se entregar e dois insistem em manter os reféns, informa a agência local "El Universal.com".

"O que eles estão pedindo é uma ambulância. Minha mulher me disse que eles estão respeitando as crianças e as mulheres, mas que exigem ser atendidos", afirmou Julio César Mesia, pai de uma criança de 2 anos de idade que está dentro da agência com a mulher dele, Delsy, à agência "Reuters".

O governador do Estado Guárico, Eduardo Manuitt, afirmou que estão sendo feitas reuniões entre diversos órgãos de segurança para que uma solução seja encontrada. De acordo com ele, a entrada violenta das forças de segurança não é uma hipótese.

Ele afirmou que o grupo tem em seu poder quatro armas e uma granada e que é possível que eles tenham ligação com uma quadrilha não identificada, de quem recebem ordens pelo telefone.

Durante as primeiras horas da manhã desta terça, por ordem dos assaltantes, reféns colocaram cartazes no lado interno de portas e janelas do banco com pedido para que os serviços de água e telefone, cortados pela polícia, sejam restabelecidos.

Alguns cartazes traziam também pedidos de socorro. "Corremos um grande perigo. Eles podem nos matar. Ajudem-nos por favor", lia-se em um deles.

Reféns com celulares também mandaram mensagens de texto aos familiares pedindo por socorro e dizendo que os assaltantes estariam cansados e famintos.

"Parece que (os assaltantes) nunca fizeram isso antes. Receio que percam o controle e que façam alguma bobagem", afirmou à imprensa local Manuel Granadillo, membro das forças de segurança da cidade.

O assalto começou por volta de 11 horas da segunda-feira (hora local, por volta de 12h30 no horário de Brasília), mas a central de segurança por vídeo da agência, uma filial do banco espanhol BBVA, filmou os quatro homens, que não usavam máscaras, e alertou a polícia, que cercou o local, informou a imprensa local. Segundo a polícia, o aviso teria sido dado por um agente que passava pelo local.

Ao final da noite de segunda, os assaltantes concordaram em soltar cinco pessoas, entre eles uma mulher grávida e dois idosos, mas mantiveram os demais reféns, incluindo outra mulher grávida e um bebê de cerca de seis meses. Dois funcionários também escaparam do local, entre os quais um vigia, que disse estar sendo ameaçado de morte pelos assaltantes.

Durante a madrugada, policiais fizeram a entrega de uma cesta com fraldas e alimentos para o bebê que se encontra entre os reféns.

Do lado de fora da agência, grupos de familiares começaram o dia desta terça-feira cantando o hino nacional venezuelano, ao lado de centenas de outros moradores, que acompanham a ação.

Com agências internacionais

Mais de 30 pessoas são mantidas reféns em banco desde a segunda-feira, na Venezuela.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir