Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Pior inverno em 50 anos isola centro econômico na China
O inverno chinês mais severo dos últimos 50 anos isolou o centro econômico e estratégico da China nesta terça-feira
Pior inverno em 50 anos isola centro econômico na China
Foto: AP

O inverno chinês mais severo dos últimos 50 anos isolou o centro econômico e estratégico da China nesta terça-feira. O país vive sua pior crise energética. Um acidente em uma montanha nevada deixou 25 pessoas mortas. Os desastres acometem o país às vésperas do maior feriado nacional.

Milhões de trabalhadores migrantes na Província de Guangdong foram obrigados a abandonar os planos de voltar para casa e celebrar o Ano Novo chinês (7 de fevereiro) ou o Festival de Primavera porque os trilhos de trem foram bloqueados pela neve.

Baixas temperaturas, neve e granizo tomam conta de grande parte de região central, leste e sul da China. Milhares de caminhões e trens carregados de carvão, alimentos e passageiros ficaram presos.

Segundo a agência de notícias Xinhua, a queda do ônibus de uma estrada nevada na Província de Guizhou (sudeste) foi o maior acidente chinês causado por condições climáticas.

Decisões políticas

O Politburo, comitê executivo do Partido Comunista, colocou a discussão sobre o estado de emergência no topo da agenda depois do encontro com o presidente Hu Jintao.

"O comitê central do Partido Comunista pede que as autoridades definam o estado de emergência como a tarefa mais importante do momento e que todos os esforços sejam feitos para assegurar a produção normal do país e a vida dos chineses", afirma Xinhua.

Segundo as previsões de tempo, não há sinais de que a neve e as temperaturas baixas vão diminuir de intensidade.

O governo avisou os moradores de Xangai e das Províncias vizinhas de Jiangsu e Zhejiang, o centro comercial do país, para ficarem protegidos. Em Xangai, pessoas estocaram alimentos e prateleiras de comida ficaram vazias.

Analistas dizem que o tempo rigoroso é um sopro de curta duração para a economia e que a inflação que já preocupa o governo, ficaria ainda mais atiçada.

Crise energética

O bloqueio de estradas também sufocou o suprimento de carvão, prejudicando ainda mais a deficiência energética que provocou o corte parcial de energia em 17 das 31 Províncias chinesas.

Mais de 800 mil residentes de Chenzhou, na região sul e relativamente quente da Província de Hunan, tiveram água e energia cortadas por cinco dias.

A pior crise energética do país forçou os maiores usuários industriais como o setor metaleiro a suspender suas atividades.

Os estoques de combustível de muitas usinas atingiram níveis mínimos, suficiente para poucos dias de geração.

O bloqueio também arruinou os planos para as viagens do feriado, um período tradicional para as reuniões familiares.

"Autoridades devem convencer os trabalhadores migrantes a esperar para retornar para casa e lutar para manter a maioria deles em Guangdong durante as comemorações", informou o Departamento do Trabalho.

Mais de 500 mil passageiros de trens ficaram impedidos de seguir viagem em Guangzhou, a capital de Guangdong, porque a intensa neve bloqueou os trilhos para o norte do país.

"Polícia armada foi mobilizada para manter a ordem", disse a agência Xinhua, a respeito de de brigas na estação de Guanagdong nesta segunda-feira.

Na estrada principal entre Guangdong e Hunan, mais de 20 mil caminhões e outros veículos não puderam prosseguir.

Segundo a administração da aviação civil da China, ao menos 15 aeroportos do país e foram fechados em diversos períodos e mais de 6.500 vôos foram atrasados, cancelados e alterados, provocando cenas de agressões com passageiros.

Os jornais locais disseram que o desastre, que acontece em um período em que a China está ansiosa para comprovar que a sua infraestrutura é suficiente para abrigar os Jogos Olímpicos de agosto, também expôs as confusões democráticas do país.

O jornal "Beijing News" afirmou que alguns oficiais de rodovias se recusaram a dar informações sobre os serviços. "Informação bloqueada é o grande inimigo da assistência ao desastre", disse o jornal.

Pior inverno em 50 anos isola centro econômico na China.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir