Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Nelson Jobim se reúne com presidente francês
O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, conversou nesta terça-feira com o presidente francês, Nicolas Sarkozy
Nelson Jobim se reúne com presidente francês
Foto: AFP

PARIS, 29 Jan 2008 (AFP) - O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, conversou nesta terça-feira com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, sobre temas militares, de tecnologia e de relações entre empresas, que poderão culminar na assinatura de um acordo a ser divulgado em 12 de fevereiro.

O ministro Jobim disse levar uma mensagem do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que gostaria de ver um acordo estratégico entre os dois países sobre transferência de tecnologia. A França já mantém acordos semelhantes com Índia e China.

Caso este acordo seja assinado, os termos serão divulgados em 12 de fevereiro próximo na Guiana Francesa, durante o deve acontecer neste país entre os presidentes Sarkozy e Lula.

Depois da reunião com Sarkozy, Jobim se encontrou com seu colega francês, Hervé Morin, com quem conversou sobre os detalhes desta troca de tecnologia que permitirá que o Brasil construir um submarino de propulsão nuclear e helicópteros Super Cougar.

O Brasil já possui a tecnologia necessária de propulsão nuclear para a construção de um submarino, mas a França poderia contribuir com o casco nos estaleiros navais DCN, sob controle estatal e através da empresa de electrônica Thales.

O Brasil também está interessado na compra de submarinos do tipo convencional com propulsão a diesel e elétrica do tipo Scorpene, construídos pela DCN em Cherburgo.

A aquisição destes submarinos por um montante de 600 milhões de dólares já é negociada pelo Brasil através de um crédito de 20 anos.

Além disso, os brasileiros estudam também a possibilidade de compra de cerca de 30 aviões-caça supersônicos, que poderiam ser do tipo Rafale, construídos pelo grupo francês Dassault ou pelo russo Sujoi. Em qualquer dos dois casos, a negociação significaria estabelecimentos de acordos para a transferência de tecnologia.

O ministro Nelson Jobim visitará nesta quarta-feira a base aeronaval de Dugny em Le Bourget, ao norte de Paris. De lá, partirá para Tolón, a base naval francesa no Mediterrâneo.

Na base de submarinos de Tolón, o ministro brasileiro visitará um submarino nuclear de ataque.

Acompanham Jobim o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e o Comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, na Europa, passam a integrar a comitiva a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Edileuza Fontenelle, e o chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Marco Aurélio Garcia (França).

A partir de sexta-feira, a comitiva terá encontros com autoridades da França e visitará instalações militares e de Defesa no país. A partir de sábado eles irão à Rússia, onde cumprirão programação semelhante.

A volta ao Brasil está prevista para 7 de fevereiro.

Nelson Jobim se reúne com presidente francês para acertar acordo estratégico.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir