Categoria Educação  Noticia Atualizada em 30-01-2008

Federal de SC confirma vazamento de lista do vestibular
A relação tem 806 páginas e traz informações sobre o desempenho dos candidatos
Federal de SC confirma vazamento de lista do vestibular

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) confirmou no fim da tarde desta terça-feira (29) que um hacker invadiu o sistema do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e teve acesso a uma lista com nome, nota e classificação de todos os candidatos no concurso vestibular de 2008.

A instituição informou que vai acionar sua procuradoria para que a Polícia Federal inicie uma investigação sobre a invasão do sistema do NPD. O vice-reitor, Ariovaldo Bolzan, disse que as autoridades ainda não tiveram tempo para conferir cada um dos nomes na lista que vazou na internet, mas, aparentemente, as informações são verídicas.

A lista foi divulgada na noite desta segunda-feira no site de relacionamentos Orkut. O documento, publicado por um usuário anônimo na comunidade "Vestibular UFSC 2008", traz a relação detalhada â€" em ordem alfabética â€" dos mais de 30 mil candidatos que prestaram o concurso.

Segundo Ariovaldo, a UFSC não costuma publicar as informações por questões éticas, mas não há nenhum impedimento legal na divulgação desses dados. Normalmente, a universidade envia correspondência para cada candidato com seu respectivo desempenho. O vice-reitor ressaltou que não há nenhuma possibilidade do concurso ser cancelado ou questionado judicialmente por causa da divulgação da lista com a classificação dos candidatos.

A lista que vazou
O documento que vazou tem o desempenho detalhado de todos os vestibulandos do vestibular 2008. A relação é composta de 806 páginas e traz o nome completo dos candidatos, o número da inscrição, a classificação geral, as notas em todas as provas, o total de pontos obtidos e diz ainda se ele foi ou não aprovado.

O professor Edemir Costa, presidente da Comissão Permanente dos Vestibulares (Coperve) da UFSC, disse que as informações sobre os candidatos são restritas ao menor número possível de pessoas dentro da Coperve. "Em nenhum momento a equipe da divulgou essa lista. Isso eu tenho certeza. O que eu não posso afirmar é o que realmente aconteceu. Hackers existem e invadem até os sistemas de bancos para buscar informações sigilosas. É impossível que eles tenham invadido o sistema da USFC? Não, não é", afirmou.

O professor Costa disse que está na coordenação do vestibular da UFSC há oito anos e que nunca aconteceu nada parecido. Ele admite, porém, que estamos na "era da internet e da informática" e que o site pode ter sido invadido. "Não posso afirmar nada ainda porque não conferi as 806 páginas, mas isso pode ter sido motivado por um lado insatisfeito com a implantação do sistema de cotas.

Pendências na Justiça
Segundo o professor, a UFSC está focada em resolver as ações judiciais que estão questionando o sistema de cotas e agora esse problema torna o processo ainda mais desgastante. São pelo menos 44 ações na Justiça questionando o sistema.

O responsável pelo vestibular pede "cautela" aos candidatos. "A gente pede que os vestibulandos esperem porque o processo seletivo está sendo questionado na Justiça. Pela universidade o sistema de cotas será mantido. Ele foi implantado com consciência, foi discutido durante dois anos com acadêmicos e com a comunidade. A UFSC não é a primeira e não será a última a implantar as cotas. Isso tudo virou uma bola de neve e nos deixa tristes. O que eu peço é que os candidatos esperem".

Cotas continuam suspensas
Por uma decisão da Justiça Federal em primeira instância, o sistema de cotas da UFSC continua suspenso. A universidade entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para tentar derrubar a liminar que determina a suspensão do sistema de cotas na universidade. O principal argumento da defesa da universidade é a autonomia que as instituições possuem. Segundo a assessoria de imprensa do TRF4, o recurso ainda não entrou no sistema.

No dia 18, o juiz federal Gustavo Dias de Barcellos suspendeu por liminar o sistema de reserva de vagas da UFSC e, de acordo com a decisão, a matrícula dos vestibulandos deveria seguir como critério a maior pontuação, independentemente das vagas reservadas vigentes na instituição. Candidatos cotistas aprovados temem perder a vaga.

Este é o primeiro processo seletivo da universidade com sistema de cotas. Das 4.095 vagas da UFSC, 20% foram destinadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 10% para negros que estivessem na mesma condição. As 819 vagas para alunos de escolas públicas foram preenchidas e das 414 vagas destinadas para negros, 323 foram preenchidas. As demais foram remanejadas para a concorrência geral.

A lista de aprovados no vestibular 2008 da UFSC foi divulgada no dia 28 de dezembro. Veja os classificados aqui. A universidade também divulgou as notas dos candidatos classificados por curso, as notas dos candidatos oriundos de escola pública classificados e as notas dos candidatos autodeclarados negros classificados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir