Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Morre Abu Libi, comandante da Al-Qaeda no Afeganistão
Um comandante da Al-Qaeda no Afeganistão, descrito por governos ocidentais como um dos seis principais
Morre Abu Libi, comandante da Al-Qaeda no Afeganistão

Um comandante da Al-Qaeda no Afeganistão, descrito por governos ocidentais como um dos seis principais seguidores de Osama Bin Laden, foi morto, segundo autoridades dos Estados Unidos e um site usado pelo próprio grupo islâmico.
A importância de Abu Laith Al-Libi dentro da Al-Qaeda ficou clara no ano passado, quando ele apareceu em um vídeo ao lado do vice-líder da organização. Ele foi o primeiro porta-voz a anunciar que Bin Laden havia sobrevivido à invasão norte-americana de 2001 no Afeganistão.

A imprensa dos EUA diz que o militante de origem líbia havia sido o responsável, em fevereiro de 2007, por um atentado suicida que matou 23 pessoas nos arredores da base de Bagram, principal quartel dos EUA no Afeganistão, durante uma visita do vice-presidente norte-americano, Dick Cheney.

Al-Libi foi "martirizado junto com um grupo de seus irmãos no território do Paquistão islâmico", disse nota do centro de mídia Al-Fajr, ligado à Al-Qaeda, em um site habitualmente usado por militantes, o ekhlaas.org.

"Que Deus o receba." A referência ao Paquistão sugere que Al-Libi, apontado como comandante de campo da Al-Qaeda, pode ter morrido num suposto ataque de mísseis dos EUA na semana passada na região fronteiriça do Waziristão do Norte. A ação matou até 13 militantes estrangeiros.

Em Washington, uma importante autoridade de defesa dos EUA confirmou a morte de Libi.

Uma autoridade ocidental afirmou, também sob anonimato, que "este indivíduo está entre a meia-dúzia de figuras principais da Al-Qaeda e tem um longo histórico de atividade militar em nome da Al-Qaeda."

"Estamos falando de um comandante muito experimentado. O principal ou um dos principais comandantes militares que a Al-Qaeda tinha na região. É isso que eles perderam", acrescentou.

Alguns analistas ocidentais dizem que, em outras ocasiões, a morte de um dirigente da Al-Qaeda sempre acaba mostrando que há outros prontos para ascender dentro da organização. "É apenas um ataque em uma área que está infiltrada por militantes", minimizou Seth Jones, da entidade Rand Corp..

Já David Heyman, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, viu na morte de Al-Libi "um sucesso muito significativo". O jornal paquistanês The News disse que os alvos do suposto ataque norte-americano de segunda-feira eram Al-Libi e outro dirigente, Obaidah Al-Masri.

Moradores daquela região tribal afirmaram a fontes de inteligência, porém, que apenas líderes de segundo e terceiro escalão da Al-Qaeda teriam sido atingidos, inclusive um adjunto de Al-Libi.

Em novembro, Al-Libi apareceu em um vídeo ao lado de Zayman Al-Zawahri, o número 2 da Al-Qaeda, para anunciar que um grupo islâmico líbio havia aderido à organização de Bin Laden.

Em maio, sites islâmicos divulgaram uma mensagem do militante em que ele dizia que a Al-Qaeda afegã estava disposta a trocar prisioneiros com a Grã-Bretanha e outros países ocidentais.

Em outubro, militares dos EUA no Afeganistão incluíram-no numa lista de vários líderes de "médio escalão" da Al-Qaeda e do Taliban, oferecendo 200 mil dólares, ceca de R$ 351 mil, por sua captura ou morte, segundo a imprensa norte-americana.

Em 2002, Al-Libi foi o primeiro militante a informar ao mundo que Bin Laden e o líder do regime Taliban afegão, mulá Omar, haviam sobrevivido à ocupação norte-americana do Afeganistão que se seguiu aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.


Fonte: terra noticias
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir