Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Secretaria do Ambiente retira 70 porcos de margem de lagoa
Su�nos eram criados ilegalmente e a carne vendida para restaurantes da Barra da Tijuca
Secretaria do Ambiente retira 70 porcos de margem de lagoa
Foto: Hip�lito Pereira/Ag�ncia O Globo

Pelo menos 70 porcos criados ilegalmente �s margens da Lagoa da Tijuca, em chiqueiros na favela Rio das Pedras, em Jacarepagu�, na Zona Oeste do Rio, foram apreendidos na quinta-feira (31) durante a opera��o Su�no Zero, organizada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e que contou com a participa��o do secret�rio estadual do Ambiente, Carlos Minc.

Os dejetos dos su�nos eram despejados "in natura" na lagoa, aumentando a contamina��o de suas �guas, j� degradadas por despejo de esgoto. Al�m disso, os su�nos, mantidos sem as m�nimas condi��es de higiene, eram abatidos no local e sua carne vendida para restaurantes da Barra da Tijuca.

"Os propriet�rios abatem esses porcos no pr�prio chiqueiro, mantido � beira da lagoa, e jogam suas v�sceras na �gua, sujando ainda mais a lagoa. Al�m disso, s�o comercializados para restaurantes da Barra da Tijuca. N�s notificamos os propriet�rios desses chiqueiros no in�cio de dezembro para a retirada total dos animais. O prazo expirou em janeiro e, mesmo assim, os porcos continuavam no local. Agora, eles foram apreendidos e os chiqueiros, destru�dos. E a �rea ser� transformada em uma op��o de lazer para a comunidade, pois aqui ser� constru�do um campo de futebol", afirmou o secret�rio.

Um caminh�o do Batalh�o de Pol�cia Rodovi�ria da PM transportou os su�nos para o curral Itambi, em Itabora�, na Regi�o Metropolitana do Rio, onde ser�o submetidos a exames veterin�rios. Os propriet�rios dos chiqueiros responder�o por crime ambiental.

Secretaria do Ambiente retira 70 porcos de margem de lagoa. Su�nos eram criados ilegalmente e a carne vendida para restaurantes da Barra da Tijuca.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir