Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Escola pública de SP joga 400 obras literárias no lixo
Livros eram de Federico Garcia Lorca, Machado de Assis e Guimarães Rosa
Escola pública de SP joga 400 obras literárias no lixo

Moradores da região da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, encontraram na quarta-feira (30) cerca de 400 livros que foram descartados pela Escola Municipal Ruth Lopes Andrade. Eram obras literárias de Federico Garcia Lorca, Machado de Assis e Guimarães Rosa, amontoadas em sacos pretos de lixo jogados próximos a um bueiro.

Moradores do bairro tentaram entrar em contato com a escola ao ver os livros na rua, mas a unidade já estava fechada. "Alguns livros chegaram a molhar porque foram jogados perto de um bueiro, mas a maioria estava em bom estado", disse o contador Manoel Rodrigues , de 59 anos, que pegou do lixo O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, entre outros clássicos.

Um dos moradores do bairro ligou na quinta-feira (31) para a escola e obteve a informação de que as obras foram descartadas por causa de cupim. "É duro você ensinar para os filhos o valor da leitura enquanto uma escola comete esse absurdo. Os livros estão em bom estado."

Circe Bittencourt, coordenadora do Programa de Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), afirma que não há nada que justifique a atitude da escola. A Diretoria Regional de Educação Ipiranga informa que, considerando a gravidade da denúncia envolvendo a escola, determinou uma apuração para esclarecer o que ocorreu. Por meio de nota, a diretoria informou que só a partir daí será possível saber o que houve. A escola não se pronunciou. As informações são do Jornal da Tarde.

Escola pública de SP joga 400 obras literárias no lixo. Livros eram de Federico Garcia Lorca, Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir