Categoria Educação  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Universidades federais vão duplicar vagas em vestibulares
As 53 universidades federais vão quase duplicar o número de vagas em vestibulares até 2012
Universidades federais vão duplicar vagas em vestibulares
Foto: Agência Estado

As 53 universidades federais vão quase duplicar o número de vagas em vestibulares até 2012. O crescimento será de 72%, pulando das atuais 133 mil para 229 mil vagas. A ampliação faz parte de um programa do Ministério da Educação (MEC) que passou a destinar recursos conforme o plano de crescimento de cada instituição. Há universidades que planejam mais de 300% de aumento em cinco anos.

Se forem destacados só cursos noturnos, a ampliação do sistema será ainda maior, de 145%. Entre 2000 e 2006, esse índice tinha sido de 19%. A Federal da Bahia (UFBA), por exemplo, aumentará em 3.200% - hoje são 80 vagas à noite, em 2012 serão 2.695. No Estado de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a de São Carlos (UFSCar) pelo menos duplicarão o total que oferecem hoje no período.

O crescimento do noturno é uma das metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do MEC, lançado no ano passado. O plano - cuja adesão é voluntária - exige ainda que as instituições busquem uma proporção de 18 alunos para cada professor e uma evasão máxima de 10%. A previsão é que as instituições recebam R$ 2 bilhões até 2012 e outras verbas para investimentos, sempre conforme os projetos apresentados.

Durante as discussões locais sobre adesão ou não ao Reuni, em outubro, quatro federais foram invadidas por alunos que se diziam contrários ao programa. Para eles, o oferecimento de verbas em troca de condições e metas significava uma forma de precarização do ensino. No entanto, todas as 53 federais aderiram ao programa - por meio de aprovação de seus conselhos universitários.

Fonte: yahoo news
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir