Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Terceira Idade espera por Centro de Convivência
Os idosos de Itapemirim comemoram a construção do Centro de Convivência do idoso
Terceira Idade espera por Centro de Convivência
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

Os idosos de Itapemirim têm mais um motivo para festejar: a construção do Centro de Convivência do idoso na Avenida Beira Rio será referência no Estado ao promover o atendimento adequado e o conforto para aqueles que têm mais de 60 anos. Atualmente, o Centro funciona no Refúgio, mas o local não possui a estrutura necessária para atender adequadamente essa faixa da população, que precisa de cuidados específicos.

"Na medida do possível, nós realizamos o atendimento que o espaço nos permite. Mas já sonhamos com o novo prédio e todas as vantagens que ele trará", comenta a Sub-Secretária de Atendimento ao Idoso, Eloísa Fornazier. Aproximadamente 300 idosos irão freqüentar o Centro, usufruindo de benefícios como rampas de acesso e salas de fisioterapia, somadas às atividades de aulas de canto e artesanato, palestras voltadas para a espiritualidade e demais atividades voltadas para essa faixa etária.

Além de servir apenas como local de encontro, o Centro cumpre a função social de integrar o idoso à sociedade, levantando sua auto-estima e desenvolvendo habilidades. As famílias dos idosos também podem freqüentar o local, participando de confraternizações.

A aposentada de 76 anos, Hélia Batista, fala do projeto e de sua mudança de vida: "minha vida mudou depois do Centro. Antes ficava em casa me sentindo vazia e sem utilidade. Hoje resgatei minha auto-estima e até participo de danças".

A construção do Centro de Convivência "Vovô Nametala" foi autorizada pelo Governador Paulo Hartung no final do mês passado e segundo informações da Secretária de Ação Social Alessandra Cassoli, o projeto ainda está em fase de desapropriação do terreno.

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir