Categoria Educação  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Casa dos Contos
O prédio da Casa dos Contos de Ouro Pretoé um dos mais belos do barroco mineiro
Casa dos Contos
Foto: José Rubens Brumana

O prédio da Casa dos Contos de Ouro Pretoé um dos mais belos do barroco mineiro. Esse museu nos anos de 1782 a 1784, foi residência de João Rodrgues de Macedo, homem responsável pelo tributo e eminência parda da Inconfidência.

O local durante à Inconfidência Mineira aquartelou tropas do vice-rei, além de servir de prisão nobre para os conjurados como cônego Luis Vieira da Silva, o Dr. José Álvares, o Padre Rolim e o Dr. Cláudio Manuel da Costa, tendo esse tragicamente se enforcado em sua cela, segundo versão oficial.Foi casa de fundição do ouro e da moeda o que hoje pode se constatar com o preservado forno de fundição e uma monumental chaminé.. Em 1887 foi sede dos Correios e da caixa Econômica Federal. É bom lembrar e se torna visível aos visitantes que nela possua uma senzala onde os escravos viviam e trabalhavam na fundição.

Toda a história econômico-fiscal do Ciclo do Ouro pode ser pesquisada no local e visualizadas em suas sala temáticas e com recepcionista solícitas.

São salões e acervos maravilhosos que resgata a memória e permite completa integração com a edificação com a história econômica do Brasil.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir