Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Milhares de sérvios protestam em Viena contra independência
Milhares de sérvios se concentraram hoje na Praça dos Heróis de Viena, junto ao Palácio Imperial, para protestar contra a independência do Kosovo
Milhares de sérvios protestam em Viena contra independência

Viena, 24 fev (EFE) - Milhares de sérvios se concentraram hoje na Praça dos Heróis de Viena, junto ao Palácio Imperial, para protestar contra a independência do Kosovo.

Sob rígidas medidas de segurança, os manifestantes carregavam cartazes contendo frases como "Não cederemos o Kosovo" e "Kosovo é o coração da Sérvia".

Em um evento muito colorido, acompanhado de música típica sérvia, os representantes de várias comunidades de sérvios que moram na Áustria, vindos em parte de outras regiões do país, como Salzburgo ou Estíria, discursaram, alegando que a autoproclamada independência do Kosovo é "injusta" e "uma tragédia".

Os organizadores da manifestação esperavam a participação de até dez mil pessoas, enquanto a Polícia calculou que cerca de quatro mil haviam comparecido ao ato.

Receberam aplausos entusiasmados o chefe do partido direitista austríaco FPí–, Heinz-Christian Strache, e o escritor Peter Handke, cujos comentários contra a independência do Kosovo foram lidos.

Houve vaias à menção do chefe de Governo austríaco, Alfred Gusenbauer, e à ministra do Exterior, Ursula Plassnik, que optaram por um rápido reconhecimento do Kosovo.

Também foram vaiados os Estados Unidos, assim como os países da União Européia (UE) que reconheceram esse território como Estado independente ou que anunciaram que, em breve, o farão, como Áustria.

Milhares de sérvios protestam em Viena contra independência.

Fonte: www.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir